Evento acontecerá dia 20 de maio na residência da embaixadora Fiona Flood, em Brasília e vai reunir 35 embaixadores
A SOMMOS AMAZÔNIA tem um encontro marcado dia 20 de maio em Brasília, às 15h. A plataforma – a primeira dedicada à distribuição digital dos produtos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região -, vai assinar um acordo com o governo da Irlanda, em sua embaixada, no Distrito Federal. A parceria tem o propósito de realizar um projeto de tradução, legendagem e difusão de conteúdos audiovisuais indígenas.
A Embaixadora da Irlanda, Fiona Flood, se encontrará com a diretoria do grupo SOMMOS, formado por Alexandre Agra (Diretor Presidente), Ricardo Ribenboim (Diretor de Planejamento), Yeda Oliveira (Diretora de Relações Institucionais) e Mariana Dupas (Diretora Executiva). Durante o evento, a plataforma será apresentada para 35 embaixadores e, em seguida, acontecerá o painel “A Economia Criativa no Enfrentamento das Emergências Climáticas na Amazônia”.
Publicada inicialmente em português, inglês e espanhol a SOMMOS AMAZÔNIA vem atender às crescentes demandas nacionais e internacionais por maior conhecimento sobre a região, precisamente no ano em que a própria Amazônia sedia a COP 30.
A plataforma promove uma imersão nas culturas da Amazônia, proporcionando uma navegação transversal através de oito verticais: filmes, músicas, livros, artes visuais, alimentação, notícias e parceiros, além de oferecer um e-commerce de produtos físicos. O acervo é o resultado de um profundo trabalho de pesquisa, curadoria e de um processo constante e dinâmico de licenciamento de conteúdos produzidos por uma ampla rede de parceiros locais, nacionais e internacionais, formada por artistas e produtores independentes, pequenas, médias e grandes empresas, instituições culturais e socioambientais, veículos e agências de notícias.
O catálogo inicial, que será regularmente ampliado, apresenta 300 filmes, 40.000 músicas, mais de 3.000 livros, 1000 obras artísticas, além de um glossário de alimentos e ingredientes composto por 450 verbetes.
O acesso pode ser feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$9,90 mensais, que dá direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.
link para a plataforma:
“A nossa missão é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas”, afirma Alexandre Agra, sócio fundador da SOMMOS AMAZÔNIA. “Além disso, estamos trabalhando para nos tornarmos a principal referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia. Visamos atender as crescentes demandas dos mercados nacional e internacional por maior conhecimento e informação sobre a região. Afinal, não se pode valorizar e preservar o que não se conhece. Trazemos um conjunto de inovações inéditas no mercado global, tanto no aspecto tecnológico, onde embarcamos todos os diferentes conteúdos em um único App como no modelo de negócio que viabiliza o acesso universal dos usuários brasileiros e estrangeiros a todos estes conteúdos através de uma única assinatura.”
“Queremos promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo. A criação da SOMMOS AMAZÔNIA é resultado da percepção da escassez na mídia de espaços dedicados à difusão e monetização da produção cultural da Amazônia na mídia nacional. Além disso, a plataforma parte do princípio de que a Cultura é um pilar estrutural para o desenvolvimento sustentável e de geração de renda para a população da região e que, ao viabilizar a permanência das populações em seus territórios originais, contribui para o enfrentamento da emergência climática”, explica Ricardo Ribenboim, sócio e diretor de Planejamento e Operações da SOMMOS AMAZÔNIA.
O que encontrar na plataforma
Entre os Filmes e Séries, estão títulos premiados, como “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles;“Brincando nos Campos do Senhor”, de Hector Babenco; “Matinta”, de Fernando Segtowick; além de produções da centenária cinematografia amazônica a exemplo de “Amazonas: o maior rio do mundo”, de Silvino Santos.
A plataforma apresenta um potente streaming de Música, com mais de 30.000 músicas, onde o assinante pode escutar clássicos do repertório da região além de acessar sua imensa diversidade de gêneros e manifestações culturais contemporâneas. Tecnobrega, Carimbó, Guitarrada, Lambada, Indie Amazônico, MPP (música popular paraense), Jazz Manauara, Cantos Indígenas são alguns deles.
A plataforma conta ainda com uma área dedicada às Artes Visuais que apresenta uma galeria virtual com obras de artistas consagrados como Luiz Braga, Elza Lima, Claudia Andujar e Araquém Alcântara, além de destacar artistas expoentes como Marcela Bonfim e Ana Mendes.
Na vertical Alimentação, é possível acessar receitas de chefs locais e assistir a palestras do seminário Fruto sobre cultura alimentar, como a apresentação “Os Guardiões”, de Manuela Carneiro da Cunha.
Já entre os Livros, os destaques são “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum; “Amazônia Colônia do Brasil”, de Violeta Loureiro; “Sob os Tempos do Equinócio”, de Eduardo Góes Neves; e “Faz escuro mas eu canto”, de Thiago de Mello.
A Loja conta com um acervo literário especializado na Amazônia, com mais de 3000 livros, distribuídos pela Livraria Martins Fontes Paulista. A inclusão de outros tipos de conteúdos será realizada em etapas. O usuário pode encontrar também artesanatos e objetos produzidos por artistas indígenas das diferentes regiões da Amazônia, resultado da curadoria realizada pela Tucum Brasil. Já o interessado pela gastronomia amazônica pode comprar ingredientes e produtos alimentícios, selecionados pela Flor de Jambu, além utensílios de cozinha tradicionais ou livros sobre a culinária regional.
Quem Somos
SOMMOS Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira é responsável pelo projeto. Fundada em 2013 por Alexandre Agra (Diretor Presidente), a plataforma tem sua equipe integrada pelos sócios executivos Ricardo Ribenboim (Diretor de Planejamento), Roberto Nunes (Diretor de Tecnologia), Mariana Dupas (Diretora Executiva) e Yeda Oliveira (Diretora de Relações Institucionais) e reúne um time único que soma competências complementares e um histórico de sucesso e realizações nas áreas de Inovação, Internet, Tecnologia, Criação, Produção e Gestão Cultural e Gestão de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual.
A SOMMOS conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, do Itaú, da Rede – a empresa de meios de pagamentos do Itaú – e da Bemol, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, para a realização do Projeto “Preservação e promoção das Artes e das Culturas da Amazônia”, já em execução. O projeto visa a preservação e a promoção do patrimônio cultural imaterial da Amazônia, por meio da curadoria, organização e difusão de um acervo de pesquisa, composto por informações e imagens sobre as artes e culturas da Amazônia em 3 eixos: Cartografia de agentes culturais; Mapeamento de festas populares; e Glossário de alimentos e receitas. O acervo produzido ficará disponível para acesso totalmente gratuito e irrestrito na plataforma SOMMOS AMAZÔNIA.
Missão
A SOMMOS AMAZÔNIA se posiciona como uma iniciativa ECG (Environment, Culture & Governance) que reconhece a Cultura e os setores criativos como motores para o desenvolvimento de modelos de desenvolvimento econômico mais justos, mais inclusivos e mais verdes para o planeta e suas sociedades. Com o compromisso de colaborar para a criação de um modelo econômico sustentável para as diferentes cadeias produtivas da economia criativa da Amazônia, a SOMMOS AMAZÔNIA tem como missão, transformar nossa riqueza cultural em riqueza socioeconômica. A SOMMOS AMAZÔNIA não é apenas uma plataforma de Streaming, é uma construção coletiva, um movimento que já conta com a participação de centenas de artistas, produtores, empresas e instituições culturais e socioambientais.