O programa premiará 5 escolas, 10 professoras e cozinheiras escolares com produtos WAP em novembro
A WAP, empresa do ramo de tecnologia no segmento de bens de consumo, participará da ação do Instituto Alok em parceria com o Instituto Comida e Cultura (ICC), fundado por ativistas da educação e alimentação saudável junto com a Bela Gil, em apoio ao Programa de formação de educadores Cozinhas & Infâncias. A ação, que já está com inscrições abertas, acontecerá em novembro e envolverá a premiação de escolas, professoras e cozinheiras escolares, com chaleira, Air Fryer Oven, panela de pressão e torradeira elétrica para cinco escolas, bem como 10 fones e Airfryer Color para as duplas de professoras e cozinheiras vencedoras.
Para esse semestre, o programa lançou o concurso “Cozinhas & Infâncias: Articulando
Saberes e Práticas de Alimentação Saudável na Educação Infantil”, promovido pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (SME/CODAE), pelo Instituto Comida e Cultura (ICC) e pela Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP).
O concurso tem como objetivo principal incentivar e valorizar a criação e implementação de projetos voltados para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas Escolas Municipais de Educação Infantil, incluindo Centros de Educação Infantil Indígena (CEII), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) e as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), que fazem parte da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A premiação acontecerá em novembro de 2024.
A iniciativa objetiva valorizar iniciativas inovadoras que melhorem o trabalho pedagógico na Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com foco nas Práticas Culinárias e no fomento de cozinhas pedagógicas. Além disso, busca reconhecer publicamente as melhores práticas de EAN no município de São Paulo, tornando-as referência para a comunidade escolar. O programa também valoriza o trabalho de professores e cozinheiras que realizam práticas pedagógicas de EAN e promove o aprendizado através de oficinas culinárias.
A parceria do Instituto Alok com o Instituto Comida e Cultura envolve o fortalecimento
do ICC na formação de diversos profissionais da educação (como professores, nutricionistas, gestores e cozinheiras escolares), com o objetivo de promover uma alimentação saudável e adequada como um direito universal. Além disso, busca orientar as escolas para a inclusão e prática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em seus planos de ensino, desde a educação infantil.
Esse processo de formação tem sido implementado no município de São Paulo desde 2022. Ele integra conhecimentos teóricos e práticos de acordo com a BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o currículo da Cidade de São Paulo. A iniciativa visa expandir o conhecimento, enriquecer o repertório cultural, estimular o pensamento científico, criativo e crítico, além de promover o autoconhecimento, o autocuidado, a autoconfiança, o protagonismo, a empatia e a cooperação entre as crianças.
O programa, que começou a ser implementado a partir de 2023, foi aplicado em 546 unidades de EMEIs e CEMEIs da rede municipal de educação, com o objetivo de capacitar 602 professores, nutricionistas e gestores escolares, cuja formação foi finalizada ao longo do mesmo ano. Em novembro de 2024, está prevista a conclusão da formação de cerca de 580 cozinheiras escolares e nutricionistas.