A cidade de Pirenópolis em Goiás vai ganhar um empreendimento totalmente sustentável. O ‘Eco Resort Quinta Santa Bárbara’ reúne conforto e sintonia com a natureza em um local privilegiado. Localizado no centro histórico da cidade, o resort ocupa o espaço da Pousada Santa Bárbara, que desde 2015 passa por uma estruturação completa para receber as novas adaptações e melhorias do empreendimento. As obras de infraestrutura do terreno serão iniciadas agora no próximo mês de julho e as obras das edificações estão previstas para começar em 2017. O pré-lançamento ocorreu no dia 23 de junho, com a abertura da sala de vendas na Rua do Bonfim, no centro de Pirenópolis. O conceito e o projeto arquitetônico foram desenvolvidos pela BSA – Brasília Studio Associados, respeitando as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).
O ‘Quinta Santa Bárbara Eco Resort’ é uma realização das empresas B3 Incorporadora e Construtora, Quintas Empreendimentos Turísticos LTDA, JVG Investimentos, Procen Engenharia e New Time Administração e Marketing.
O projeto promete valorizar o conjunto arquitetônico da cidade, bem como suas belezas naturais. Em um terreno de 60 mil m², onde apenas 10% de sua área total será ocupada por construções e, com 72% de área permeável, 30 mil m² serão destinados à vegetação, incluindo uma área de preservação permanente (APP). Os apartamentos, de um ou dois quartos, terão o charme da arquitetura colonial, característica de Pirenópolis, com alguns elementos contemporâneos. Além disso, os trabalhos produzidos por artesãos locais serão utilizados na decoração do Eco Resort, tanto em áreas comuns quanto no interior dos apartamentos.
A construção e a administração do projeto seguem princípios de sustentabilidade que dizem respeito à preservação ambiental, respeito aos valores da comunidade e estímulo à economia local. O empreendimento também desenvolverá sistemas para aproveitamento de águas, uso de energia solar e tratamento de 100% do esgoto, além de oferecer um trabalho de educação ambiental para crianças carentes e suas famílias, possibilitando a produção de mudas que serão usadas para o reflorestamento de, aproximadamente, 25 mil m².
“Desde o início, pensamos nesse projeto como um resultado que mantivesse completa harmonia com a história, cultura e arquitetura da cidade”, ressalta a arquiteta Juliana Mesquita, responsável pelo projeto de arquitetura do Eco Resort Quinta Santa Bárbara e diretora da BSA. “Queremos que as pessoas ainda se sintam a rusticidade de Pirenópolis, com mais conforto e opções de lazer voltadas, principalmente, para a família”.
Além de contar com a proximidade das áreas gastronômicas e de compras, os hóspedes do ‘Eco Resort Quinta Santa Bárbara’ terão direito a uma estrutura de lazer completa, que inclui praça de eventos, redários, piscinas aquecidas adulto e infantil, piscina de hidromassagem, piscina com toboágua, playground, brinquedoteca, quadra poliesportiva, fitness, salão de jogos, sauna, pista de caminhada, lago contemplativo, restaurante e salão de eventos.