Entre os dias 11 de dezembro de 2015 e 11 de janeiro de 2016, a Defensoria Pública da União – DPU, em parceria com o IESB (Instituo de Educação Superior de Brasília), sob coordenação de Daniel Mira e Bernardina Leal, apresenta a mostra fotográfica DOMUS – Moradas Visuais, na área externa do Museu Nacional da República. A exposição tem como enfoque temas relativos à defesa dos direitos humanos sob uma perspectiva poética: migrações e refúgio; sistema prisional; catadores de lixo; comunidades indígenas e quilombolas. A exibição é livre e gratuita para todos os públicos.
“A relevância do trabalho se deve ao envolvimento dos artistas com temas de forte dramaticidade humana que trazem para o âmbito poético uma espécie de redenção da dor; papel da arte”, explica o coordenador do projeto, Daniel Mira.
DOMUS constitui a segunda criação do Projeto DPU Cultural, cujo desafio é transpor para a linguagem artística as realizações da Defensoria Pública da União. Cada ensaio fotográfico desdobra-se num singular percurso investigativo desenvolvido por estudantes dos cursos de Fotografia, Design e Publicidade do IESB sobre os cinco temas citados acima.
A coordenadora, Bernadina Leal, reforça que não basta denunciar a violação de direitos. “É preciso transcender o fato com a sensibilidade e o vigor da arte para, assim, impulsionar a ação”.
Em jornada solidária, defensores públicos, servidores, comunidades assistidas, professores e estudantes zelam pela casa comum que habitam, acrescentando a esse domus um pátio ajardinado.
“DOMUS – Moradas Visuais”
Lançamento: 11 de Dezembro de 2015 (sexta-feira), 19h
Visitação: 11 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2016, diariamente
Local: Área externa do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República – Brasília, DF.
Entrada franca
Livre para todos os públicos