IMG_0830

A 1ª edição do “Dia D” traz a Brasília o sociólogo francês Frédéric Martel um dos maiores estudiosos das redes sociais na atualidade: Frédéric Martel, sociólogo, jornalista e especialista em indústria cultural. Autor de nove livros, Martel faz a cartografia da revolução digital e desenha a geografia das múltiplas internets e apresenta uma faceta inédita da rede mundial de computadores mesmo para quem trabalha no setor. Ele vem à capital federal participar do “Dia D.”, uma realização do Coletivo d., que tem à frente as jornalistas e especialistas em mídias digitais Diana Leiko e Soraya Lacerda.
Com o tema “As diferentes identidades da internet”, o projeto Coletivo D. visa promover um debate qualificado e aprofundado sobre redes sociais no contexto da Filosofia, Sociologia, Estética, Antropologia e Psicologia. “No mundo veloz, efêmero, em que se fala tanto em dados, não sobra espaço para uma análise mais subjetiva do tema internet e redes sociais. O senso comum que permeia o ambiente digital é uma ação robotizada calcada no behaviorismo: estímulo e resposta”, afirma a curadora Diana Leiko.
Trata-se de um evento que se propõe a analisar de maneira mais ampla a cibercultura e está em sintonia com o debate contemporâneo relacionado com usos e funções da internet. Afinal, o marketing digital por si só não consegue responder à ampla inferência que faz ao cotidiano. “É preciso introduzir um evento no calendário brasileiro que trabalhe a cultura digital e a insira no debate não apenas acadêmico, mas que atinja um grande público”,enfatiza Soraya Lacerda.

page