Projeto promove oficinas, lives e bate-papos online que levam ao público o diálogo entre a dança contemporânea e as artes marciais

Inscrições gratuitas para a programação de março já estão abertas

A Dança Contemporânea e as artes marciais estão em foco no projeto Dança Marcial – Encontros entre improvisação e marcialidade que leva ao público os saberes da cultura oriental através do diálogo com a dança e a improvisação por meio de oficinas, lives, bate-papos e residências artísticas totalmente em formato virtual. Inscrições e programação completa em https://linktr.ee/dancamarcial

O projeto, idealizado e coordenado pela bailarina e produtora Carol Barreiro e realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), nasce da vontade de compartilhar a pesquisa de professores e dançarinos que abordam essa temática em suas produções artísticas. E também da necessidade de expandir essa pesquisa para o universo das mulheres que sofrem agressões e violências de todos os tipos. 

O objetivo principal é proporcionar ferramentas que auxiliem na manutenção da saúde física e mental durante o processo que estamos vivenciando coletivamente, fortalecendo e suavizando o caminho por meio da arte.  O projeto está engajado também com as pesquisas de linguagem e inclusão de acessibilidade com processo criativo voltado a audiodescrição.

A dança e as artes marciais estão relacionadas, em diversos ambientes e culturas, com o estudo e a prática da expressão do movimento, do direcionamento da energia do corpo e da percepção de si, do outro e do espaço. “As artes marciais trouxeram, para os dançarinos contemporâneos, possiblidades de compreender e conceber o corpo através de uma abordagem que utiliza princípios relacionados com o pensamento oriental”, explica a idealizadora do projeto, Carol Barreiro.

Dança Marcial também destaca o tema do feminismo e dedica todas as ações em memória a dançarina e capoeirista Mária Glória Poltroniere Borges, vítima de feminicídio no ano de 2020. “Vamos dançar, lutar, aprender umas com as outras, criar debates para que possamos nos escutar, desabafar e fazer nossos apelos.  Juntas, unidas, firmes, fortes e saudáveis”, convida Carol.

E no mês de março, quando as temáticas ligadas ao feminino ganham naturalmente maior destaque na sociedade, o Dança Marcial organizou um calendário que engloba oficinas, bate-papos em lives e encontros de improvisação:

O vazio do movimento – Teoria e improvisação
Oficina virtual com Monica Udler e Carol Barreiro
6 encontros síncronos pela plataforma zoom + 5 aulas gravadas
De 5 de março até 9 de abril
Sextas-feiras, das 17h às 19h

Inscrições abertas e gratuitas pelo https://linktr.ee/dancamarcial

A entrada da cultura oriental no ocidente por meio da filosofia, das artes marciais e da meditação, inaugura uma nova realidade acerca das concepções e relações com o corpo e com o movimento. A ideia de oposição complementar entre vazio e movimento, feminino e masculino, relaxamento e força, possibilita experimentar a filosofia e a dança para além das condições patriarcais na sua estrutura dualista e racional.

Através de um encontro entre filosofia e dança, ancestralidade e contemporaneidade, convidamos as mulheres para uma teoria da improvisação através da experimentação do vazio no movimento. O compartilhamento desses saberes que vão além da ideia da figura feminina calcificada no imaginário misógino e machista da cultura ocidental, retomam o pensamento e o movimento como contemplação. Monica Udler, filósofa que sempre flertou com a dança e com as artes marciais e Carol Barreiro, dançarina e artista marcial que sempre flertou com a filosofia, promovem essa aproximação entre teoria e improvisação nesse curso voltado para mulheres.

Jam virtual
Sessão de improvisação

Underscore em memória à Nancy Stark Smith

07.03.2021
Domingo
17:00 / 19:00

Para comemorar o nosso 8 de março vamos celebrar e homenagear a existência e o trabalho de Nancy Stark Smith. Dançarina, improvisadora e professora que redirecionou a presença e a imagem do corpo feminino na dança através de seus voôs e carregamentos.

O Underscore é uma estrutura de improvisação de dança de longa duração desenvolvida por Nancy Stark Smith. É praticado em todo o mundo desde 1990. O Underscore é uma partitura de improvisação para desenvolver maior facilidade para dançar no espaço esférico – sozinho e com outras pessoas; e para integrar questões cinestésicas e composicionais ao improvisar. Ele permite um espectro completo de expressões físicas e energéticas, incorporando uma variedade de formas e estados de mudança. Sua prática é familiar, mas imprevisível.

Live –  Bate-papo – Rede de produtoras Ninjas Lokas

Residência artística de produtoras e live via youtube – Canal Ninja Loka produção

13.03.2021 

sábado 17h 

Adriana Banana/ MG – Lu Celestino/GO

Janaína Mello – Carol Barreiro/ DF

Encontro de produtoras e gestoras em dança contemporânea com foco na viabilidade da produção e divulgação de obras relacionadas a improvisação contando com 3 atividades voltadas para o público. Podem participar produtores e gestores da área da cultura, artistas amadores e profissionais, professores e alunos de escolas superiores de dança e artes cênicas e demais público interessado de qualquer faixa etária.

Encontros de improvisação online

Jam com acessibilidade

27 de março, às 17h

Inscrições abertas e gratuitas pelo https://linktr.ee/dancamarcial

Espaço virtual de práticas em que a capacidade de recepção e orientação da dança seja mediado pela experimentação com a música e com um aquecimento introdutório. Aula da bailarina e produtora Carol Barreiro, que poderá também ter como público os deficientes visuais.