Longa uruguaio Maracanã

Longa uruguaio Maracanã

Durante a Copa do Mundo, a capital federal recebe edição especial do único festival de cinema da América Latina exclusivamente dedicado à exibição de filmes de futebol.

Brasília recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Festival CINEfoot Tour que, desde sua criação em 2010, busca inserir nos debates sobre a realização da Copa do Mundo do Brasil o legado sociocultural do evento esportivo. Nesse contexto, de 20 e 22 de junho, a população brasiliense terá oportunidade de apreciar uma programação especial de filmes de futebol, com opções para toda a família, no Centro Cultural do Shopping Conjunto Nacional. São curtas, médias e longas-metragens nacionais e internacionais, a maioria inéditos nas telas da cidade. A entrada é franca. O evento conta com o patrocínio do Shopping Conjunto Nacional, apoio do Goethe-Zentrum Brasília, Embaixada da Alemanha, Embaixada da França, Embaixada do Uruguai, da Globo em Brasília e da Secretaria de Esporte/GDF, com a realização local da Sétima Produções.

Na tela, uma retrospectiva dos melhores filmes apresentados ao longo dos cinco anos de existência do festival, que em sua primeira edição na capital federal, em 2013 – realizada paralelamente à Copa das Confederações – conseguiu reunir uma média de três mil espectadores em três dias de mostra, sendo a cidade com maior público no circuito das seis capitais que receberam o evento. Vale destacar que o Festival CINEfoot integra a programação oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante o Mundial, chancela recebida do Ministério dos Esportes e do GECOPA – Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa.

Levando em consideração que o futebol ganhou tamanha dimensão que passou a fazer parte da cultura de muitos países, sobretudo do Brasil, o CINEfoot tem como objetivo contribuir para a difusão do papel transformador do esporte na sociedade. Não por acaso um dos ícones da identidade brasileira, historicamente difundido e reconhecido em todo mundo, é o futebol. “Procuramos lançar um olhar humano e reflexivo nesse período da Copa, revelando como a paixão pelo futebol está presente na vida de muitos brasileiros de diferentes formas”, afirma Ana Arruda, coordenadora geral do evento em Brasília. “Acreditamos que o Festival CINEfoot proporcionará uma experiência única ao público brasiliense, que poderá ver, numa tela grande, filmes sobre futebol que poderão ampliar o imaginário, o conhecimento e as curiosidades sobre esse esporte e paixão nacional”.

Ana destaca ainda que o evento ocorrerá no Shopping Conjunto Nacional, localizado em ponto estratégico e de grande visibilidade: no centro de Brasília, próximo à Rodoviária do Plano Piloto e ao lado do Setor Hoteleiro Norte, com movimentação de turistas vindos especialmente para a Copa e próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha. “O local de realização do festival e o acesso gratuito ampliam o potencial popular, participativo e inclusivo do evento, atraindo especialmente neste ano a atenção de pessoas apaixonadas por futebol, mas que muitas vezes não têm o hábito de frequentar salas de cinema”, avalia a coordenadora local do CINEfoot.

Produções de qualidade – Entre os destaques da programação está o longa uruguaio Maracanã, inédito na cidade. Com direção de Andrés Varela e Sebastián Bednarik, o filme volta ao ano de 1950, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo. O governo promete a vitória, no entanto, minutos antes do apito final da última partida, o capitão da pequena equipe uruguaia destrói a esperança de milhões de brasileiros, transformando sua vida para sempre e, com ela, a identidade de duas nações. “Maracanã” é a maior façanha e a maior tragédia da história do futebol.

“Operários da Bola”, documentário realizado durante a construção da Arena de Brasília para a Copa do Mundo de 2014, também merece atenção. Um filme que conta a história de operários de obra vindos de diversos estados do Brasil, que participaram da Copa Solidária dos Operários da Bola, campeonato realizado no canteiro de obras, durante a construção do estádio, em abril de 2012. A produção apresenta o dia a dia desses trabalhadores que dão sangue e suor durante sua maratona semanal, brasileiros que disputam a sua vitória pessoal no campo, como todos os outros “Ronaldos”. Não há classe social, chefe, nem patrão. Existe apenas uma única corrente: a paixão pelo futebol. A direção é de Virna Smith.

Já o filme “Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem”, de Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle, apresenta a cinebiografia de Mauro Shampoo, ex-jogador de futebol e folclórico cabeleireiro da cidade de Recife. Com apenas um gol marcado em toda a carreira, alcançou a fama como atleta-símbolo do Ibis Sport Clube, que entrou para o Guiness Book como “o pior time de futebol do mundo de todos os tempos”

O longa francês “Looking For Rio”, de Gilles Perez e Emmanuel Besnard, é uma das atrações internacionais inéditas na cidade. O filme fala da paixão que 6,2 milhões de pessoas nutrem por quatro clubes: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo. Há mais de 100 anos, esses quatro gigantes constroem, cada um à sua maneira, uma importante página na história do futebol brasileiro. Eric Cantona volta no tempo e na lenda do futebol carioca. Ele sonda o espírito de uma cidade onde o futebol é mais do que um componente: é um modo de vida.

A Partida Internacional”, de Nadine e Sven Schrader – representante da Alemanha – tem como personagem principal um homem que dirige o carro voltando para casa e, nas caixas de som, escuta a narração de um jogo da Alemanha contra a Argentina, no momento em que há a cobrança de pênaltis. O espanhol, “Porque Há Coisas Que Nunca São Esquecidas”, de Lucas Figueroa, revela a história de quatro amigos que jogam futebol na rua. De repente, a bola cai na casa da “velha mala”. Provavelmente nunca mais poderão jogar com aquela bola, mas a vingança será terrível. O filme é ambientado em Nápoles, na década de 50.

Crianças também terão sessões dedicadas a elas. A mostra “Dente de leite” contará com exibições de curtas-metragens, nos dias 20 e 21 de junho, às 15h. Completa ainda a programação a mostra “Curta CINEfoot”, com exibições às 17h.

Sobre o evento – Criado em 2010, o CINEfoot acredita no papel transformador do futebol e na diversidade cultural nele contida. “Desde o início, o festival tem como característica levar para as telas filmes com potencial de imprimir esses conceitos no imaginário de seus espectadores. Com esse objetivo, coloca em campo todos os anos um festival único, que pratica o futebol-arte em todos os sentidos”, comenta Antônio Leal, idealizador e coordenador nacional do CiNEfoot.

A partir da exitosa experiência do CINEfoot Tour 2013, que com 218 exibições atraiu um público superior a 12 mil espectadores nas seis cidades-sede durante a Copa das Confederações e apresentou uma programação de filmes de futebol composta por 70 sessões, o CINEfoot 2014 articula a sua presença nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Serviço

CINEfoot Tour Brasília 2014

Data: De 20 a 22 de junho (sexta a domingo)

Horário: 15h, 17h e 19h (sexta e sábado) / 16h e 18h com encerramento (domingo)

Local: Centro Cultural do Shopping Conjunto Nacional (140 lugares)

Entrada franca

Programação completa:

www.cinefoot.org

www.facebook.com/festivalcinefootbrasilia