Dias 13 e 28 de setembro com entrada e pipoca gratuitas

O Cineclube Vale do Amanhecer segue sua temporada gratuita de cinema com pipoca para a população da região.  O projeto leva a sétima arte a comunidades periféricas de Planaltina-DF. As sessões diurnas e noturnas acontecem em espaços públicos criando um ambiente alusivo ao cinema, com máquina de pipoca de cinema, cheirinho de cinema e boa programação. 

Em setembro, o projeto estará no dia 13 na Escola Classe Aprodarmas, na área rural de Planaltina, que recebe duas sessões, às 10h e às 16h, e no dia 28 será a vez da Escola Classe Rural Pedra  Fundamental receber mais duas sessões no mesmo horário, todas abertas à comunidade em geral. O projeto contará com outras sessões no Vale do Amanhecer e comunidades próximas. Acompanhe a agenda e detalhes nas redes sociais @marcosantoniomadeira/

O documentário  “Delfini Brasília, Olhar Operário”, é um dos destaques, dirigido pela cineasta brasiliense Maria do Socorro Carneiro (60), mais conhecida como Maria do Cerrado. O filme apresenta fatos histórico-políticos sobre a construção de Brasília com relatos inéditos e emocionantes de pioneiros muito idosos. Premiado no Festival Brasília do Cinema Brasileiro e solicitado por universidades, (UNB) e escolas públicas e privadas como objeto de estudo complementar pedagógico.  A censura livre e linguagem simples alcançam todas as idades e públicos.

O Cineclube atende diversas comunidades e assentamentos, como Quintas do Amanhecer, Morada Nobre, Pequeno Willian, Pedra Fundamental e a própria comunidade do Vale do Amanhecer. “Sem essa iniciativa, os moradores dessas localidades teriam pouquíssimas chances de acessar o cinema, uma vez que as salas mais próximas estão a grande distância, no Plano Piloto e em Taguatinga”, comenta Maria do Cerrado.

O Cineclube Vale do Amanhecer desempenha um papel essencial na democratização do acesso à cultura, promovendo o enriquecimento social e cultural das comunidades mais carentes. As sessões gratuitas de cinema proporcionam entretenimento e estimulam  o pensamento crítico e a apreciação artística.

O segundo filme da programação acima é o clássico da animação “Steamboat Willie”. Este curta-metragem da Disney marca a estreia de Mickey e Minnie Mouse e é considerado um marco na história da animação por ser um dos primeiros a utilizar som sincronizado. A animação acompanha Mickey como marinheiro em um barco a vapor, enfrentando situações cômicas e inusitadas.


O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Serviço:

13 de setembro

Escola Classe Aprodarmas

Fazenda Mestre Darmas – DF 130, Chácara 67

Quintas do Amanhecer II – Planaltina/DF

28 de setembro

Escola Classe Rural Pedra Fundamental

DF 128, Km 13 – Chácara Largo da Pedra Fundamental, 15

Brasília/DF

As sessões são às 10h e 16h, com acesso livre à comunidade

Distribuição gratuita de pipoca