O Cine Brasília traz ótimas novidades entre os dias 08 e 15/02, entre elas a estreia do filme ‘Redemoinho’ do diretor José Luiz Vilamarim e a première do documentário indicado ao Oscar 2017,
Muitas novidades na grade de exibições da semana de 09 a 15 de fevereiro. Temos a estreia de ‘Eu Não Sou Seu Negro’, de Raoul Peck. O filme traz temas como justiça e igualdade construindo uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Na manhã de domingo iniciamos parceria com a Sessão Vitrine Petrobrás, projeto realiza a distribuição coletiva de filmes brasileiros, incluindo coproduções internacionais, exibindo um recorte da produção audiovisual contemporânea a cada duas semanas. Para inaugurar a parceria, exibiremos o grande vencedor do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: ‘A Cidade Onde Envelheço’ , de Marilia Rocha. Há também a volta de ‘Cícero Dias, o Compadre de Picasso’. O documentário de Vladimir Carvalho retorna à tela no momento em que o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta (até 3 de abril) a exposição: Cícero Dias – Percurso Poético. Por fim, seguimos com a apresentação de: Eu, Daniel Blake, Mistério da Costa Chanel e A Morte de Luis XIV.

Redemoinho (Brasil, 2017, drama, 102 min, classificação 14 anos, com: Irandhir Santos, Cássia Kiss, Julio Andrade, Dira Paes), direção:
José Luiz Villamarim .
Sinopse: Luzimar e Gildo são dois grandes amigos de infância, que se reencontram depois muitos anos afastados. Eles cresceram juntos em Cataguases, MG. Luzimar nunca saiu de sua cidade e trabalha numa fábrica de tecelagem. Gildo mudou-se para São Paulo onde acredita ter se tornado um homem mais bem sucedido. Na noite de Natal, Luzimar e Gildo se confrontam com o passado e, num intenso mergulho em suas memórias, partem para um arriscado acerto de contas.

Cicero Dias, o Compadre de Picasso (Brasil, 2015, documentário, 76 minutos, classificação livre), direção: Vladimir Carvalho.
Sinopse: Pintor pernambucano ligado aos modernistas, Cícero Dias (1907-2003) radicou-se em Paris em 1937, fugindo da perseguição política do Estado Novo. Apesar da distância do país natal, ele nunca perdeu de vista as cores e os sons de sua infância na casa de Jundiá, mesclando essas raízes com a convivência com nomes de ponta das vanguardas europeias, como Pablo Picasso, Fernand Léger e Juan Miró. Dessa troca de influências, nasceu um pintor de repercussão internacional, que transformou toda a sua vivência, inclusive sua reclusão durante a Segunda Guerra Mundial, na base de uma arte que atravessa fronteiras.

Eu Não Sou Seu Negro (I am Not Your Negro, EUA/França/Belgica/Suiça, 2016, documentário, 95 min, classificação 12 anos), direção: Raoul Peck.
Sinopse: Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, “Remember This House”, relatando as vidas e assassinatos dos lideres ativistas que marcaram a história social e politica americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Baldwin não foi capaz de completar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos.

Sessão Vitrine Petrobras* A Cidade Onde Envelheço (Brasil/Portugal, 2017, drama, 99 min, classificação 12 anos), direção: Marilia Rocha.
Sinopse: Francisca, uma jovem emigrante portuguesa morando no Brasil, recebe em sua casa Teresa, uma antiga conhecida com quem já havia perdido contato. Teresa acaba de chegar e vive momentos de descoberta e encantamento com o novo país, enquanto Francisca sente falta de Lisboa. O filme acompanha as aventuras de cada uma pela cidade e a profunda ligação que nasce entre elas, obrigando-as a lidar com desejos simultâneos e opostos: a vontade de partir para um país desconhecido e a saudade irremediável de casa..

Serviço:
Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107-Asa Sul
Ingressos: R$12 e R$6
Programação Completa em: www.cultura.df.gov.br e facebook.com/cinebrasilia1960