CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BRASÍLIA, DE 19 A 31 DE JULHO DE 2022.

Documentário inédito português “A alma de um ciclista”, de Nuno Tavares, e o primeiro filme de Ridley Scott, “O Garoto e a Bicicleta”, abrem a programação

Ciclistas dos grupos Batom Bikers, 100 KM e Pedala Planaltina estarão na sessão de abertura

Praça de Food Bikes

O quadro invisivel (the_invisible_frame)_still_7_filmegalerie

Festival único no Brasil, Cine Bike inaugura a programação, em 19 de julho, com dois filmes que ressaltam o conceito deste evento que trata das grandes questões que envolvem os estilos de vida do mundo contemporâneo, em especial de mobilidade urbana: o longa-metragem português A Alma de Um Ciclista e o curta inglês O Garoto e a Bicicleta. Ambos expandem a temática da mobilidade de várias maneiras e demonstram que as bicicletas são alegorias de um mundo passado, presente e futuro. Um mundo onde a prática saudável de andar de bicicleta inclui o respeito pela natureza e se traduz num estilo de vida prazeroso, sustentável e, do ponto de vista ecológico, muito mais conveniente para o convívio social. Os dois filmes serão exibidos em sessão conjunta na abertura do Cine Bike, às 19h30, no teatro do CCBB, e serão apresentados pelo curador do festival, o professor e crítico Sérgio Moriconi.

Cine Bike vai apresentar em sua programação diversas formas como a bicicleta tem sido retratada no cinema. Os dois filmes de abertura são duas surpresas agradáveis. A Alma de Um Ciclista, dirigido por Nuno Tavares, retrata o amor de uma “tribo” específica por um objeto, a bicicleta, que adquire uma verdadeira alma para aqueles que a possuem. “O filme se abre para além das fronteiras portuguesas, mostrando outras “tribos” de diversos lugares do mundo que partilham esta mesma paixão e singularidade, já que, para eles, é quase uma fantasia lúdica”, revela Moriconi.

Serviço:

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – cinema e área externa

De 19 a 31 de julho de 2022

Horários: ver programação

Entrada franca mediante reserva. Ingressos e informações no site: