Pequenas Criaturas”, de Anne Pinheiro Guimarães, venceu os troféus de Melhor Longa de Ficção e Melhor Direção de Arte

Cinco coproduções do Canal Brasil foram consagradas com o Troféu Redentor na Competição Principal e na competitiva Novos Rumos da Première Brasil, na 27ª edição do Festival do Rio, que aconteceu de 2 a 12 de outubro, no Rio de Janeiro. Entre os premiados da Competição Principal, “Pequenas Criaturas”, de Anne Pinheiro Guimarães, venceu os troféus de Melhor Longa de Ficção e Melhor Direção de Arte (Claudia Andrade). O longa acompanha a solidão de uma mãe (Carolina Dieckmann) e de seus filhos, que chegam a Brasília em 1986. 

Ainda na Competição Principal da Première Brasil, Mini Kerti levou para casa o prêmio de Melhor Direção de Documentário por “Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui”, sobre a história da professora, militante e guardiã de saberes amazônicos, Dona Onete, que se tornou uma estrela da música aos 72 anos. Já o longa “Cheiro de Diesel”, de Gizele Martins e Natasha Neri, conquistou o Prêmio Especial do Júri e o troféu Redentor de Melhor Documentário pelo Voto Popular. O filme retrata os traumas coletivos da militarização das favelas do Rio de Janeiro ocupadas pelas Forças Armadas durante os megaeventos esportivos. 

Na Première Brasil: Novos Rumos, o documentário “Nada a Fazer”, de Leandra Leal, recebeu o Prêmio Especial do Júri. O longa acompanha a transformação na relação das atrizes brasileiras Angela e Leandra Leal, durante a pandemia de COVID-19. Ana Flavia Cavalcanti e Mawusi Tulani receberam os prêmios de Melhor Atriz por “Criadas”, de Carol Rodrigues. O filme de estreia da diretora discute os temas do racismo e colorismo a partir do reencontro entre duas primas, interpretadas pelas atrizes.