artistasDepois de apresentar ao grande público brasiliense trabalhos que marcaram a carreira da gravurista Lêda Watson, o Ciclo de Arte – um projeto inédito de exposições com curadoria de Ralph Gehre – traz à cúpula sul do Brasília Shopping o talento de jovens artistas com a mostra A série Sem/Registro, que fica em cartaz de 28 de maio a 28 de junho. “Com grande objetividade, ela complementa a mostra inaugural, na qual apresentamos a rigorosa gravura de Lêda. Nessa sucessão, vemos a amplitude do universo gráfico, a validade da gravura como expressão ininterrupta e o interesse pelo múltiplo como fator de difusão impressa”, revela o curador do Ciclo.
A Sem/Registro é uma coletânea de 60 gravuras que reúne, desde 2013, obras de 20 artistas. Até hoje, quatro álbuns foram organizados pelo designer Felipe Cavalcante e o artista plástico Pedro Ivo Verçosa. “Convidamos colegas com distintas atuações – pintura, desenho, gravura, quadrinhos, moda, ilustração e design – a experimentarem a serigrafia”, revela Felipe. O designer relata que o projeto surgiu com a intenção de realizar um apanhado com trabalhos de diversas pessoas em um mesmo suporte. A técnica sugerida é a serigrafia pela facilidade de adequação e reprodução de um desenho original em uma série.
A ideia, completa Pedro Ivo, é elaborar uma publicação que questione pré-classificações e limites, gerando uma edição impressa manualmente com tiragem restrita e de periodicidade definida, onde as páginas são apresentadas soltas. A cada número, cinco artistas são convidados a produzir uma série de três gravuras diferentes em serigrafia no formato 33 × 48cm. “Os limites propostos são: eleger livremente apenas duas cores a serem impressas sobrepostas e escolher um papel a ser utilizado como superfície, o qual pode ser diferenciado pelo artista”, detalha. Dessa forma, cada edição é formada por 15 gravuras diferentes, divididas em três caixas com cinco páginas soltas.
A Sem/Registro no Ciclo de Arte
Para Ralph Gehre, curador do Ciclo de Arte, trazer a coletânea Sem/Registro ao projeto e, consequentemente, aos olhos do público, é refletir nas paredes da galeria montada na cúpula sul do Brasília Shopping a proposta e a expressão de um novo tempo. Gehre lembra que a série ecoa referências da gravura brasileira das décadas de 1960 e 1970 e demonstra o apelo que o universo gráfico exerce sobre uma nova geração, educada sob a abundância de acessos. “A Sem/Registro imprime a qualidade do trabalho de um grupo atento à velocidade com que os meios podem se tornar obsoletos, à forma como as imagens se desgastam continuamente e aos valores que podem emergir dessa dicotomia”, relata.
As obras reunidas nas quatro edições da série Sem/Registro são, todas elas, de talentos atuantes na capital. A multiplicidade de linguagens deste conjunto de 60 imagens será apresentada em sua totalidade pela primeira vez no Ciclo. “Embora já expostas separadamente em feiras de arte fora de Brasília e do Brasil, somente agora o público terá a oportunidade de apreciar a coletânea inteira”, revela a publicitária Cláudia Pereira, idealizadora do Ciclo de Arte.
Segundo Maíra Garcia, gerente de marketing do Brasília Shopping, mais do que expor e divulgar o trabalho dos jovens artistas, o Ciclo de Arte proporciona um encontro dos autores das obras e curadores da exposição com os brasilienses. “Felipe Cavalcante e Pedro Ivo Ferçosa fazem um talk show no teatro do próprio shopping no dia 8 de junho. O tema é Feiras e Edições Alternativas + Produção. A conversa com o público terá a participação do diretor de arte Lucas Gehre. Quem gosta de arte está mais que convidado”, sugere.
Entendendo o Ciclo de Arte
O Ciclo de Arte é um projeto que vem fazendo um retrato da arte contemporânea de Brasília a partir de quatro diferentes referências. “Selecionamos dois artistas renomados e dois coletivos com produção jovem da cidade. As obras serão expostas sob o céu de Brasília”, diz Ralph Gehre referindo-se ao local no qual os brasilienses terão acesso livre para apreciar os trabalhos: uma praça com teto de vidro. Lêda Watson abriu o projeto no dia 22 de abril com uma exposição que marcou o mês das mães. Elder Rocha encerra a coletânea em outubro, depois do público conhecer o trabalho de Pedro Ivo Verçosa, Felipe Cavalcante, Renato Rios e Rodrigo Cruz, novos expoentes das artes plásticas na capital do País.

SERVIÇO:
CICLO DE ARTE BRASÍLIA SHOPPING 2015
SÉRIE SEM REGISTRO – ORGANIZADA POR PEDRO IVO VERÇOSA E FELIPE CAVALCANTE
Data da Exposição: 28 de maio à 28 de junho
Horário: 10h às 22h
Local: Brasília Shopping – praça em frente à Caixa Econômica
TALK SHOW – 8 DE JUNHO, 19H (*SUJEITO A LOTAÇÃO)
Local: Teatro Brasília Shopping
Tema: Feiras e Edições Alternativas + Produção
Convidado: Lucas Gehre (artista plástico, quadrinista, diretor de arte, roteirista e editor de publicações)
Classificação indicativa: LIVRE
Classificação indicativa das exposições: livre
Mais informações para o público:
Brasília Shopping – (61) 2109-2122
www.brasiliashopping.com.br