O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília reabre seu espaço físico a partir do dia 22 de setembro.
Neste início, o horário de funcionamento será de terça-feira a domingo, de 9h às 17h, com visitação gratuita apenas mediante agendamento online pelo aplicativo ou site da Eventim.

O limite de visitantes nos espaços expositivos é de 30 pessoas e colaboradores do CCBB vão orientar o público a manter o distanciamento recomendado de 2 metros, medida recomendada para prevenir o contágio e disseminação do Covid-19.

O uso de máscara é obrigatório, com exceção de crianças menores de 3 anos de idade, pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital (Lei Federal nº 13.979, de 06/02/2020 e Lei Federal n° 14.019 de 02/07/2020).

Foram instalados tapetes sanitizantes nas portas de entrada do CCBB e nas salas expositivas. Ao entrar, todos devem passar pela medição de temperatura e pessoas que apresentarem temperatura acima de 37,8ºC terão acesso restringido e serão instruídas a procurar orientações médicas. Também será disponibilizado dispositivos de álcool em gel 70% em pontos diversos da instituição. O guia completo com as normas de visitação está disponível no site do CCBB (www.bb.com.br) e no da Eventim (www.eventim.com.br);

Exposição Linhas da Vida, de Chiharu Shiota
Com curadoria de Tereza de Arruda e produção da Base7 Projetos Culturais, a mostra Linhas da Vida, retrospectiva e itinerante da artista japonesa Chiharu Shiota, reúne trabalhos de diferentes momentos de sua trajetória e até uma instalação inédita, inspirada no povo brasileiro.
Conhecida principalmente por seus trabalhos site-specific em grande escala, frequentemente compostos por emaranhados de linhas, Shiota é autora de uma obra multidisciplinar, realizada em suportes diversos: são instalações, performances, fotografias e pinturas.

Sobre a artista
Nascida em Osaka, em 1972, atualmente vive em Berlim. A inspiração de Chiharu Shiota muitas vezes brota de uma emoção ou experiência pessoal, que ela então expande para questões humanas universais, como a vida, a morte e as relações entre os indivíduos. A artista redefine os conceitos de memória e consciência, reunindo objetos corriqueiros, como sapatos, chaves, camas, cadeiras e vestidos, e inserindo-os em enormes estruturas feitas de fios. Explora em suas instalações a sensação de uma “presença na ausência”, mas também apresenta emoções intangíveis em suas esculturas, em seus desenhos, vídeos de performances, nas telas e fotografias. Em 2008, recebeu o Prêmio de Incentivo aos Novos Artistas, do Ministério de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. Seus trabalhos têm sido expostos em mostras individuais em instituições de todo o mundo, como: Museu de Arte Mori, Tóquio (2019); Gropius Bau, Berlim (2019); Galeria de Arte do Sul da Austrália (2018); Parque de Esculturas de Yorkshire, Reino Unido (2018); Usina de Arte, Xangai (2017); K21 Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf (2015); Galeria Arthur M. Sackler da Smithsonian Institution, Washington DC (2014); Museu de Arte de Kochi (2013); Museu Nacional de Arte, Osaka (2008), entre outros. Também participou de várias exposições internacionais, como o Festival Internacional de Arte de Oku-Noto (2017); a Bienal de Sydney (2016); a Trienal de Arte de Echigo-Tsumari (2009) e a Trienal de Yokohama (2001). Em 2015, Shiota foi escolhida para representar o Japão na 56a Bienal de Veneza.

Serviço:
Linhas da Vida, exposição de Chiharu Shiota
Período expositivo: até 6 de dezembro de 2020
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Lote 22 – Asa Sul, Brasília
SCES Trecho 2- Brasília/DF Tel: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura
Redes Sociais: Facebbok: facebook.com/ccbb.brasília | Instagram:@ccbbbrasilia
Twitter: @CCBB_DF
Entrada gratuita, mediante agendamento online no site ou app da Eventim
Classificação: Livre
Informações: 3108-7600