A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, lançou, neste domingo, 13 de março, a primeira rota de mototurismo construída por motociclistas no Brasil.
O projeto criado pela Setur/DF contou com apoio de 8 lideranças do motociclismo e será comemorado com um passeio pelo Eixo Monumental, percorrendo importantes atrativos de Brasília como Catedral, Torre de TV, Congresso e Praça dos Três Poderes, até a Ponte JK.
O evento destaca, ainda, a representatividade feminina no motociclismo.
O miniguia, lançado no domingo, servirá para orientar tanto os motociclistas quanto os ciclistas do DF, com sugestões de passeios e diversão turística aos visitantes da cidade.
“Nossa capital oferece uma experiência única e inédita que vai inserir Brasília no circuito internacional de mototurismo” informa a secretária Vanessa Mendonça. O Distrito Federal tem a sexta maior frota circulante de motos do país, com 439.156 motociclistas percorrendo diariamente as ruas e avenidas da capital, segundo o Detran/DF.
Além disso, a Rota Sobre Rodas também vai atender 86 mil ciclistas cadastrados nos grupos de pedal do DF. As duas categorias juntas somam 525.156 pessoas, o que corresponde a 16% da nossa população.
Segundo as estatísticas do Detran, o número de motos cresceu 44% no DF, em 2021.
Rota Histórica – Circuito misto urbano/off Road, iniciado em Planaltina e que leva o visitante aos principais pontos históricos do DF e ao circuito rural.
Rota Concreto – Baseada no Eixo Monumental, apresenta a Brasília moderna, com início na Torre de TV.
Rota Cênica/Aventura – Com início na Torre Digital, viaja para a Fercal e seus atrativos naturais.
Rota Contorno do Plano – Começa na Rua das Motos, no Setor de Oficinas do Sudoeste, e corta a cidade até o Parque Nacional, passando pelo Varjão, Lago Norte, Ponte JK e Orla do Lago.