O grupo de música de câmara ‘Quarteto Transversal’ promove, entre os meses de setembro a novembro, o projeto Brasilerê: Diálogos Musicais nas Escolas, um circuito de concertos e diálogos sobre a relação da música e a cultura brasileira erudita e popular em escolas públicas de Gama, Ceilândia e São Sebastião.

O objetivo do projeto é apresentar aos alunos a cultura e a música erudita e popular brasileira, conteúdo de difícil acesso aos estudantes da rede pública. Nas palestras, o aluno tem contato com diferentes vertentes da música brasileira para entender sua relevância dentro do cenário nacional e mundial. Os alunos também poderão observar o processo de composição de uma música e as diferentes estéticas.

Nos concertos do grupo, o repertório conta com arranjos inovadores de clássicos da história da música, como ‘Bachianas Brasileiras N° 5’; ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga; ‘Conversa de Botequim’, de Noel Rosa; ‘Lamentos’, de Vinicius de Moraes e Pixinguinha; ‘Wave’, de Tom Jobim; ‘Tutú Marambá’, de Osvaldo Lacerda, e ‘Os Pintinhos do Terreiro’, de Zequinha de Abreu, entre outras composições.

O projeto surgiu de uma proposta dos integrantes do grupo de mesclar o erudito e o popular em um concerto de música brasileira.

“Quando finalizamos o repertório do concerto, pensamos porque não agregar ao concerto um pouco da história da música brasileira para crianças e adolescentes? As influências, as transformações, os maiores compositores. Tudo isso pode ser trabalhado por meio do repertório”, explica Sammille Bonfim, integrante do Quarteto Transversal e uma das idealizadoras do projeto.

Além das palestras e apresentações musicais, o projeto ‘Brasilerê: Diálogos Musicais nas Escolas’ propõe também a filmagem dos encontros e apresentações para a criação de um site especifico onde serão publicados os materiais coletados, disponibilizando o conteúdo, de forma livre e gratuita.

Sobre o grupo Quarteto Transversal

O grupo de música de câmara Quarteto Transversal é composto pelos flautistas Rômulo Barbosa, Sammille Bonfim, Thales Silva e Welder Rodrigues. Começou entre colegas de faculdade que decidiram tocar juntos. Buscando experimentar um repertório novo, mais moderno e atual, o grupo se propõe a misturar timbres, sons e ritmos, valorizando a música produzida por compositores brasileiros.

Atuando em palcos de Brasília e outros estados, o grupo já fez participações no projeto Sesc Intermezzo Sinfônico, Casa da Cultura Brasília, Escola de Música de Brasília CEP/EMB, Espaço Alexandre Inecco – ECAI, Universidade Federal de Goiás – UFG, Universidade de Brasília – UnB, Universidade de Campinas – Unicamp . Em novembro de 2015, o Quarteto Transversal participou da Oficina de Música de Câmara do 53o Festival Villa Lobos, no Rio de Janeiro.

Serviço:
Brasilerê: Diálogos Musicais nas Escolas
Setembro a Novembro
Informações e datas: www.facebook.com/quartetotransversal
Classificação livre.