O destaque cinematográfico da semana certamente é o aguardado filme do diretor Matt Reeves “The Batman” com surpreendente interpretação de Robert Pattinson.

Recriar um ícone dos quadrinhos não é missão fácil sendo que há mais de 30 anos o morcego já passou por inúmeras atuações e foi dirigido por outros tantos diretores. De Tim Burton passando por Joel Schumacher e Christopher Nolan.

As expectativas dos fãs em torno da estreia do filme e a escolha do ator para o papel principal valeram a pena. Robert Pattinson tem atuação perfeita e se revela uma ótima escolha desde Christian Bale. Talvez o tom calmo e contido dos atores britânicos casem perfeitamente com a personalidade silenciosa e sombria do personagem.

Logo nas primeiras cenas em uma Gotham City chuvosa o diretor introduz o personagem ao som de ‘Something in the way’ do Nirvana. Ele se apresenta aos seus inimigos noturnos como a ‘Vingança’ e na escuridão se mistura a escória.

Matt Reeves declarou quando começou a escrever o roteiro que sempre teve em mente a participação do ator na produção antes mesmo dele ser escalado para a filme.

“Sempre pensei naquela versão do que eu vi nos quadrinhos de Bob Kane. Eu penso em Bruce Wayne como este rockstar recluso em uma mansão em decomposição”.

O diretor se inspirou nos quadrinhos “Batman: Ego”, “Batman: Year One” and “Batman: The Long Halloween” para escrever.

Desde o início do filme, que tem 2h56, o clima denso e a deterioração de uma Gotham City caótica e violenta dominada pelo trafico de drogas, no caso ‘a gota’, que se espalha por todas as classes sociais são visíveis. A fotografia densa e escura de Greig Fraiser se encaixa no trillher psicológico desde o início e prende a atenção.

O vilão ‘Charada’ interpretado por Paul Dano traça uma linha intrincada que envolve a máfia, a corrupção policial e e a família Wayne em revelações inesperadas. O serial killer é a representação dos excluídos e marginais da grande metrópole e almeja por desmascarar o heroí mas também o passado que todos desconhecem.

O diretor Matt Reeves descreveu sua versão do ‘Charada’ como parte inspirada no famoso serial killer Zodiac que atuou na Califórnia na década de 60.

No elenco Zoe Kravitz como a Mulher Gato (Selina Kyle) em excelente química como Morcego; Collin Farrel impecável como o (Pinguim) e John Turturro como (Carmine Falcone).