“Reviravolta” é um projeto do grupo brasiliense As Caixeiras Cia. de Bonecas. A companhia completa 10 anos em 2017 e para marcar a data, decidiu recriar, por meio de oficinas, o espetáculo para crianças “De outro jeito”, que estreou em 2011 e desde então tem encantado alunos de diversas escolas e eventos do Distrito Federal.
O nome “Reviravolta” reafirma a necessidade de aprofundar aspectos fundamentais da execução do projeto, como por exemplo, a manipulação dos bonecos, a reconstrução de elementos de cena, a compreensão das possibilidades educativas que podem emergir das apresentações feitas para o público de primeira infância, a experimentação atenta à mesclagem das linguagens do Teatro de Boneco e a Palhaçaria, entre outros.
A proposta visa aprofundar a pesquisa no campo do Teatro de Formas Animadas, em especial a construção e a manipulação de bonecos de manipulação direta com profissionais renomados do Brasil e Argentina, e compartilhar esse aprendizado com artistas do DF por meio da realização de oficinas gratuitas. Este processo se alia à manutenção do espetáculo de bonecos “De outro jeito”, que vai circular por escolas de Educação Infantil do DF, com atividades educativas de mediação para a formação de plateia.
A primeira etapa do projeto “Reviravolta” ocorre nos dias 11 e 12 de março com a Oficina de Confecção de Bonecos, ministrada pela construtora e marionetista argentina Rosana Lopez, uma exímia escultora de bonecos, formada em Artes Plásticas e integrante da Cia. El Alma em ei Hilo.
A segunda etapa acontece nos dias 9 a 11 de junho, com a realização da Oficina de Manipulação Direta, ministrada por Igor Godinho, integrante do coletivo O Pigmalião Escultura Que Mexe. Godinho tem como focos a marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual.
Após as duas oficinas, o projeto Reviravolta entra em uma terceira etapa, que consiste no aprofundamento dos aspectos fundamentais de sua execução por meio da remontagem do espetáculo “De outro jeito”.

“Comemoramos nossos dez anos de grupo com uma trajetória sólida e cheia de aprendizados. Hoje temos cinco espetáculos em nosso repertório e isto comprova que nestes anos temos dado duro para nos manter enquanto grupo, atuantes e produtivas em nossa cidade.” Conta Amara Hurtado, uma das integrantes das Caixeiras Cia. de Bonecas.

“Gostamos de ver que, além do crescimento interno da companhia, temos compartilhado tudo isto com o público em suas diferentes faixas etárias e contextos sociais. Para nós não teria sentido toda esta produção se não a levássemos para lugares diferenciados. Não valeria tanto suor se não chegássemos as escolas rurais, aos grupos de mulheres, creches, movimentos sociais e comunitários. Para as Caixeiras o Teatro é para todos e nós fazemos questão de fazer valer nosso compromisso com a sociedade em que vivemos e por isso gostamos e não medimos esforços para  compartilhar com todos. As oficinas são uma maneira de partilhar aprendizados com outros artistas que também buscam seu aperfeiçoamento. Queremos celebrar com todos e as oficinas são um meio de fazer isso.” Convida Amara Hurtado.

Sobre o espetáculo “De outro jeito”:
Em 2011, As Caixeiras Cia. de Bonecas criaram o espetáculo infantil de bonecos “De outro jeito”. A montagem optou por trabalhar com bonecos de manipulação direta, com uma atriz manipulando um boneco e trabalho de interpretação das atrizes. Em quatro anos, percebeu-se que a manipulação feita por apenas uma pessoa perde muito sua precisão, seu efeito de “realidade”, e ainda sobrecarrega fisicamente o corpo das manipuladoras. Outro ponto observado é que a relação entre as atrizes e a plateia cresce a cada apresentação, porém é preciso fundamentar tal jogo.
Para o grupo essa lacunas poderão ser preenchidas pelo trabalho e apropriação da linguagem da Palhaçaria e aperfeiçoamento da manipulação de bonecos. Para alcançar esse objetivo o projeto prevê um novo período de ensaio do espetáculo a serem conduzidos por dois profissionais do DF para orientar o grupo na manipulação, no jogo e na movimentação cênica a partir de uma perspectiva na linguagem do Clown. A atriz, palhaça e diretora Ana Luiza Bellacosta será a condutora do processo de Palhaçaria. O ator e bonequeiro Vitor Borysow auxiliará nas cenas com bonecos.

Oficina de Confecção de Bonecos com Rosana Lopez:
A Oficina de confecção é ministrada pela bonequeira argentina Rosana Lopez. A proposta é compreender de maneira pratica a mecânica para a construção de mecanismos e articulações para bonecos de manipulação direta. Para tal, é preciso a compreensão de escalas, proporcionalidade, eixo, peso e contrapeso, tipos de corte, ângulos, tipos de materiais, possibilidades de encaixes e gatilhos.
A ação visa aperfeiçoar e ampliar a técnica de construir bonecos de teatro ao mesmo tempo em que possibilita a profissionalização e a independência dos bonequeiros brasilienses. Ao final, cada participante terá construído um boneco.

Oficina gratuita, com duração de 12 horas/aula para até 15 pessoas. A oficina é direcionada para artistas, professores e bonequeiros, com preferência para quem já trabalha com Teatro de Animação. Será realizada no Laboratório de Formas Animadas da Universidade de Brasília (LATA-UnB), no Edifício Multiuso.

Ministrante: Rosana Lopez é construtora e marionetista argentina, vive em Mendoza. Exímia escultora de bonecos e integrante da Cia. El Alma em ei Hilo e formada em Artes Plásticas.

Oficina de Manipulação Direta com Igor Godinho:
O Pigmalião Escultura Que Mexe sempre procura em seus trabalhos dar ao público a ilusão de que seus bonecos estão vivos. Para que isso aconteça, o grupo pesquisa a naturalidade e a semiótica de cada gesto, postura ou formas diferentes de locomoção fazendo crer que objetos inanimados têm alma própria. Nesta oficina, o Pigmalião compartilhará suas técnicas de manipulação direta organizadas em cinco conceitos-chaves: peso e contrapeso, foco, gestos essenciais, economia e triangulação. Por meio de exercícios e práticas de criação, os alunos serão estimulados a observar e representar diferentes formas de movimento que podem ser aplicadas nas diversas técnicas de manipulação.
A oficina será realizada para até 15 bonequeiros do DF, com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar as possibilidades técnicas de manipular objetos e/ou bonecos de balcão. Será gratuita e terá 18h/aula.

Ministrante: Igor Godinho – O Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no Teatro de Bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas. Criado em 2007 em Belo Horizonte/MG, o grupo sempre procurou desenvolver espetáculos com profundidade conceitual e filosófica. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual são seus principais focos. Na construção contínua de sua identidade, o Pigmalião busca o reconhecimento do Teatro de Bonecos na produção artística contemporânea.

O projeto tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e conta com parceira entre As Caixeiras e o Laboratório de Formas Animadas da Universidade de Brasília (LATA-UnB) e apoio da Universidade de Brasília (UnB).

Serviço: Projeto Reviravolta
Oficina de Confecção de Bonecos
Dias: 11 e 12 de março de 2017 – das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório de Formas Animadas da UNB (LATA) – Edifício Multiuso
Oficina de Manipulação Direta
Dias: 9 a 11 de junho de 2017 – das 9h às 18h
Local: Laboratório de Formas Animadas da UNB (LATA) – Edifício Multiuso

As oficinas são gratuitas
A participação deverá ser feita mediante inscrição pelo e-mail: oficinas.caixeiras@gmail.com
O candidato ou candidata deverá enviar nome completo, telefone e breve currículo com informação acerca da experiência do candidato com Teatro de Animação.
Informações: ascaixeiras@gmail.com e (61) 98402-3120
Oficinas: oficinas.caixeiras@gmail.com
Acesse: www.ascaixeiras.com.br