O projeto A Escola no Cinema: Luz, Câmera, Educação!, que oferece cinema de graça para estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, recebeu, na semana passada, as primeiras turmas. Nesta edição, serão contemplados mais de 6 mil estudantes de todas as séries e turnos, incluindo as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação especial. A iniciativa oferece sessões gratuitas de filmes nacionais com o objetivo é possibilitar que jovens de baixa renda tenham acesso à sétima arte. As escolas foram selecionadas por meio de inscrições pelo site do projeto.

Como a maioria das regiões administrativas do DF ainda não possui salas de cinema, para muitos desses alunos essa é a primeira oportunidade para ver um filme na telona. Mesmo nas turmas adultas do EJA, há relatos daqueles que estão no cinema pela primeira vez. Um dos pontos altos da primeira semana de projeto foi a sessão para alunos do Ensino Especial, que puderam participar das atividades apesar das dificuldades. Em outro momento, as crianças cantaram e se divertiram com a programação infantil.

Por isso, A Escola no Cinema procura oferecer a experiência completa. Chegando ao CineCultura Liberty Mall, os participantes recebem um ticket para retirada da pipoca e um ingresso que entregam na porta da sala, como acontece em uma sessão convencional. Ao final, eles ganham um lanche e os professores levam um folder com orientações para trabalhar a obra assistida em sala de aula. Tudo é oferecido gratuitamente.

 

As escolas selecionadas formaram grupos de 90 alunos da mesma faixa etária: de 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos e a partir de 13 anos. Os filmes são exibidos de acordo com a idade de cada turma. São eles “Tito e os Pássaros”, “Peixonauta – O Filme”, Tainá 3 – A Origem” e “O Outro Lado do Paraíso”. As exibições são precedidas pelos curtas-metragens “A Piscina de Caíque”, de Raphael Gustavo da Silva, “Eric Acorde”, de Telmo Carvalho, “Lá do Alto”, de Luciano Vidigal, “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo, e “Vida Maria”, de Marcio Ramos.

Nesta edição, se inscreveram escolas públicas de Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Santa Maria, Varjão, Cidade Estrutural, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Planaltina, Cruzeiro, Guará I, Guará II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Brazlândia, Gama, Samambaia, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Vicente Pires, Águas Claras/Areal e Plano Piloto. 15% das vagas são reservadas para escolas da área rural e escolas de ensino especial.

A Escola no Cinema: Luz, Câmera, Educação! é realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura com emenda parlamentar (MROSC nº 49/2019) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.