A baba da Pintada foto de roselma PereiraWellington Abreu é um dos primeiros artistas a se apresentar dentro da programaçãoda 1ª Mostra Cênica FUNARTE em Espaços Alternativos com o consagrado espetáculo ABaba da Pintada, uma adaptação livre da História da Tigresa, de Dario Fo. Serão dois finais de semana, 19 a 21 e 26 a 28 de agosto, na área externa do Espaço Cultural Bagagem, no Gama. Entrada franca.
A peça, com linguagem para de teatro de rua, traz uma narrativa em primeira pessoa que revela a cultura brasileira por meio de textos adaptados, danças e músicas do cancioneiro popular brasileiro. Na história, Rabelé Shaulin, personagem central, conta como conseguiu um produto espesso tirado da boca da onça na floresta Amazônica, conhecido como baba da onça pintada. Shaulin diz que foi salvo por essa baba e que ficou amigo do animal… quase acaba virando cozinheiro da onça.
O cenário é uma mala de ambulante, com produtos e mágicas que são revelados ao longo do espetáculo. O figurino é uma mistura de vestimenta da Comédia Dell’Arte e o vendedor popular do Brasil.
A Baba da Pintada estreou primeiro no exterior antes de vir para o Brasil. A primeira apresentação foi em 7 de setembro de 2010, no Central Park de New York.  O público eram pessoas que passavam pelas ruas, dentre elas algumas que entendiam português e se emocionaram com a cultura de rua do Brasil.
Depois circulou em Boston, no Brazilian Day (2011), e em São Tomé e Príncipe (2012), na África, integrando a “Primeira Mostra de Teatro Brasil/São Tomé e Príncipe”. Finalmente, em 2014, volta a se apresenta em New York, também no Brazilian Day.
Já passou por diversas regiões no Distrito Federal, em diferentes espaços como escolas, feiras, teatros e praças de maior circulação e acessibilidade de público.

Serviço
A Baba da Pintada – 1ª Mostra Cênica FUNARTE em Espaços Alternativos
Data: 19 a 21/08– 26 a 28/08
Local: Quadra 40 Lt: 16 Setor Central, GAMA DF – Espaço Cultural Bagagem (área externa)
Horário: 20h
Entrada franca
CI livre