Na edição comemorativa de 60 anos de sua fundação, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro escolheu como filme de abertura o novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, protagonizado por Wagner Moura e premiado em duas categorias no Festival de Cannes.

A produção, com distribuição da Vitrine Filmes, será exibida no dia 12 de setembro, na cerimônia de abertura da 58ª edição do mais tradicional festival de cinema do país, no Cine Brasília

A participação de “O Agente Secreto” no Festival de Brasília é especialmente significativa para Kleber Mendonça Filho, que além de ter passado pelo evento como crítico, fez também sua estreia como diretor, com o curta-metragem “Vinil Verde” (2004). Em 2006, o cineasta levou o curta “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” para o festival, e, em 2012, “O Som ao Redor” integrou sua programação fora de competição. 

“O Festival de Brasília passa pela vida de muita gente da realização cinematográfica brasileira: produtores, diretores, roteiristas, técnicos e críticos de cinema. É um festival que, de uma maneira muito feliz, depois de 60 anos, continua mantendo acesa aquela chama do Paulo Emílio Sales Gomes, e isso é muito importante. É um festival que é história constante do cinema brasileiro,” afirma Kleber. 

Kleber Mendonça, a produtora Emilie Lesclaux e a atriz Maria Fernanda Cândido são presenças confirmadas no evento.

Os ingressos para a sessão podem ser adquiridos a partir das 10h do dia 7 de agosto pelo Sympla (link disponível no perfil oficial do Festival de Brasília no Instagram: @festbrasilia.