Com direção artística e produção da atriz Clarice Cardell e viabilizado com aporte financeiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o festival Primeiro Olhar é uma ação consolidada no campo das criações cênicas voltadas para o público entre zero e seis anos – a primeira infância – e seus familiares.

A primeira parte da nona edição do Primeiro Olhar – Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância foi realizada entre março e abril de 2023 com uma programação formada por grupos de artes cênicas de referência no Brasil e no DF. Entre agosto e setembro, o festival chega à segunda etapa, com uma programação composta por grupos internacionais.

Ao longo desse período serão realizados espetáculos em creches, exclusivos para o público de cada local, além de apresentações no Sesc Ceilândia e no Sesc Gama, com ingressos gratuitos que podem ser solicitados por e-mail (bilheteriaprimeiroolhar@gmail.com). Também integram a programação oficinas em creches e no Departamento de Artes Cênicas da UnB.

A programação conta com o espetáculo Up!, da companhia francesa LagunArte, que será encenado em 31 de agosto na Creche Maria de Nazaré (Samambaia Norte) e no dia 1o de setembro no Sesc Ceilândia. O público geral poderá assistir o espetáculo no Sesc Ceilândia (QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte) no dia 3 de setembro, às 16h. Em 4 de setembro, Up! chega ao Sesc Gama também para o público de creches.

Na semana seguinte, o espetáculo Capuchinho, da companhia portuguesa Teatro Plage será encenado no Sesc Ceilândia com apresentação aberta ao público em 10 de setembro, às 16h; e no dia 11 para público escolar.

As ações formativas da segunda etapa do Primeiro Olhar se dividem em três atividades: em 28 e 29 de agosto, Katiane Negrão, da companhia brasiliense Psoas e Psoinhas, apresenta em creches públicas previamente selecionadas a oficina Memórias do movimento – O desenvolvimento infantil e o corpo do professor.

Em 4 de setembro, às 19h, no Auditório 10 (ICC) da UnB, os artistas franceses Katy Deville e Kristof Hiriart conduzem uma palestra sobre seus processos criativos no teatro para a primeira infância e no teatro de objetos. A atividade é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Já em 5, 6, 7 e 8 de setembro, de 14h às 18h, no Departamento de Artes Cênicas – UnB, Katy Deville, da companhia francesa Théâtre de Cuisine, ministra a oficina Teatro de Objetos. Serão selecionados 10 vagas para participantes e 10 para ouvinte e as inscrições devem ser feitas em link disponibilizado nas redes sociais do @festivalprimeiroolhar.

PROGRAMAÇÃO:

UP! – Cia. LagunArte (França)

31 de agosto, às 11h, 14h e 15h na Creche Maria de Nazaré (Samambaia Norte)

1º de setembro, às 14h, 15h e 16h: Sesc Ceilândia

3 de setembro, às 16h, no Sesc Ceilândia

4 de setembro, às 10h, 11h e 14h: Sesc Gama

“Up é o alto em inglês, mas em língua basca é uma interjeição que pede cautela. Eu acredito que você só pode crescer até sua própria altura. Além disso, muito alto ou muito rápido, você corre o risco de cair. Suba até a vertigem, ganhe altura, suba devagar os degraus da sua vida, com cautela. Eu construo minha vida a cada momento. Quero crescer, subir mais alto, mais alto, mas muito alto me deixa tonto. Os elementos da minha construção estão ao alcance da minha mão, do meu olhar, do meu corpo, da minha voz, mas às vezes tudo me escapa. Do nascimento à morte, cada um é a soma de suas idades. A liberdade é encontrada na escolha de nossas próprias representações e nossas opiniões. Up! é uma metáfora da minha construção pessoal, um ritual.”

No palco: madeira, água, metal, pedrinhas, uma escada… É uma viagem sonora para ganhar altura, subir devagar os degraus da sua vida, com cautela e… talvez deixar a Lua escapar.

Kristof Hiriart: roteiro, encenação, cenografia, voz e objetos

Construção do cenário: Johann Praud, Patrick Fischer e Marianne Cresson

Luz: Antoine Decembri

Olhar externo: Maryline Pruvost e Jérémie Ternoy

*Espetáculo apoiado pela Embaixada da França no Brasil

Sesc Ceilândia: QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte

Sesc Gama: Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1, Gama

CAPUCHINHO – Teatro Plage (Portugal)

10 de setembro, às 16h, no Sesc Ceilândia

11 de setembro, às 10h, 14h e 15h, no Sesc Ceilândia

“Mamã, avó, floresta, bolo.” A palavra dita, narrada a partir de um livro que se abre, sugere o poder transformador do cenário em imaginário. “Cuidado, lobo, perigoso.” A narradora-mãe adverte o desconhecido. E a capuchinho-bailarina, em seu singular percurso, dança ao luar com o lobo mentiroso, na floresta que também é a casa da avó de boca tão grande que afinal era o lobo, que não era assim tão mau, mas que tinha fome.

Encenação: Paulo Lage

Coreografia: Elsa Madeira

Interpretação: Carolina Branco, Cheila Lima e Daniel Viana

Cenografia: Ana Paula Rocha

Figurinos: Mónica Cunha

Iluminação: Pedro Nabais

Som: Frederico Pereira

Arranjos musicais: Carlos Garcia e Elmano Coelho

Coprodução: Teatro Plage e Casa das Artes de Famalicão

* Espetáculo apoiado pela DGArtes à Criação e Internacionalização

Sesc Ceilândia (QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte)

OFICINAS:

Memórias do movimento – O desenvolvimento infantil e o corpo do professor, com Katiane Negrão (Psoas e Psoinhas)

28 e 29 de agosto (exclusivo para creches públicas previamente selecionadas):

A oficina aborda padrões de movimento do desenvolvimento infantil, da fase fetal até um ano de idade, relacionado ao desenvolvimento das espécies. Através da auto-escuta, a abordagem leva os participantes a perceber e passar por estes padrões experimentados no próprio corpo a partir de princípios da educação somática.

Diálogos com artistas – Katy Deville e Kristof Hiriart (França)

4 de setembro, no Auditório 10 (ICC) da UnB, às 19h

Palestra com os artistas Katy Deville (Théâtre de Cuisine) e Kristof Hiriart (Cia LagunArte) sobre os processos artísticos de suas companhias no campo da pesquisa do teatro para a primeira infância e o teatro de objetos.

Palestra aberta ao público na abertura do semestre do Departamento de Artes Cênicas

* Parceria com Grupo de Pesquisa e de Extensão Lata – UnB e as práticas docentes em Teatro de Formas Animadas

Katy Deville – Teatro de Objetos – Théâtre de Cuisine (França)

5, 6, 7 e 8 de setembro, de 14h às 18h, no Departamento de Artes Cênicas – UnB

Vagas após processo de seleção: 10 selecionados e 10 ouvintes

O que é um objeto de teatro de objetos? Algo barato, fabricado em milhares de cópias. Plástico ou estanho, novo ou quebrado, danificado pela vida. Este objeto cotidiano que reconhecemos desperta nossas memórias e torna-se nosso parceiro em uma partitura de duas partes. Não há necessidade de manipulá-lo ou transformá-lo, ele já tem algo a nos dizer. O teatro de objetos por natureza questiona o lugar do ator diante do objeto. É um teatro íntimo. Por meio de brincadeiras e improvisações, vamos nos surpreender com o que esses objetos nos revelam.

Em 1978, Katy Deville funda o Théâtre de Cuisine, iniciando seus experimentos com a manipulação da visão com objetos manufaturados. Atriz, cantora, marionetista, Katy Deville é também diretora. Hoje ela divide seu tempo entre turnês, treinamento e apoio a jovens artistas.

* Oficina apoiada pela Embaixada da França no Brasil e UnB/Lata (Laboratório de Formas Animadas)

PRIMEIRO OLHAR – 9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CÊNICAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

De 28 de agosto a 11 de setembro de 2023, no Sesc Ceilândia (QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte), no Sesc Gama (Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1, Gama), em creches do Distrito Federal, no Auditório 10 e no Departamento de Artes Cênicas da UnB. Classificação indicativa livre. Ingressos gratuitos (reservas pelo e-mail: bilheteriaprimeiroolhar@gmail.com). O link para as inscrições nas oficinas está disponível nas redes sociais do @festivalprimeiroolhar.