top-saloon3

Acontece entre os dias 05 e 09 de novembro, a 7ª Edição do Salão do artesanato, com participação de 21 estados brasileiros. Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso, que será o estado homenageado desta edição. A programação inclui shows, oficinas, homenagens e estandes de vendas, onde cada estado apresentará o trabalho de artesãos e/ou cooperativas, compondo um amplo painel da diversidade, da qualidade e da sofisticação do artesanato brasileiro. Como espaço especial haverá o Ateliê do Artesão, que este ano contará com a presença de Paulo de Paula, artesão do Distrito Federal, um mestre da transformação do barro, e dois outros convidados. O evento contará ainda com a presença de produtos ligados ao trabalho que a Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus desenvolve na região amazônica. São peças de artesanato, doces, cosméticos produzidos por artesãos e por micro empresas da região. Além do Brasil, outros países garantiram participação, com a exposição de peças de arte popular.

Foto: Diego Bressani

Foto: Diego Bressani

Na parte musical shows com Ellen Oléria, Sam Alves e Guto Sant’Anna, ganhadores do The Voice Brasil. Os shows acontecem de quarta a sábado, sempre às 21h, no palco principal do evento. O projeto Rome Cidadania terá a participação de instituições que realizam trabalho social como o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes(Sobradinho), o Grupo Concretamente Brasília e o projeto Vida Positiva.

Ainda vasto programa de oficinas coordenadas pela equipe do SESC no Distrito Federal. Diariamente, das 13 às 17, acontecerão quatro oficinas com capacidade para acolher até 50 participantes, sobre temas tão diversos quanto arranjo de flores, enfeite natalino e imã de geladeira.

ATELIÊ DO ARTESÃO
Espaço onde estarão três artesãos Brasília: Paulo de Paula (ceramista), João Gomes (peças em capim) e Dadá do Barro (tear).

Paulo de Paula é um mestre que trabalha a cerâmica com a técnica Raku – procedimento muito antigo, criado no Oriente ainda no século XVI e que consiste na cozedura, pós-cozedura e queima das peças de cerâmica, que adquirem um brilho característico. Paulo de Paula estará com um forno montado para fazer demonstrações da técnica Raku. O artesão trabalha com esculturas, objetos de decoração e utilitários e faz questão de produzir os próprios esmaltes.

João Gomes é considerado um dos dez melhores artesãos do Distrito Federal. Cearense, radicado em Brasília desde os três anos de idade, muito novo começou a trabalhar com tramas vegetais e hoje não há matéria prima que ele não saiba manejar. João é criador da empresa Juão de Fibra, de criação e desenvolvimento de produtos artesanais e prestação de serviços na área da capacitação de pessoas para o mercado do artesanato.

Dadá do Barro é o nome artístico da artesã Idalete Silva, ex-aluna e grande admiradora da cultuada artesã Maria do Barro, falecida em 2006. É presidente do Instituto de Assistência Social Maria do Barro, em Planaltina, uma organização não governamental que trabalha com a comunidade local a partir da tecelagem. Idalete é instrutora de técnicas artesanais e trabalha com o tear chileno.


Serviço:
7º Salão do Artesanato

De 5 a 9\11 (quarta a domingo),das 11h às 23h
Local: Pavilhão Expobrasília do Parque da Cidade
Entrada Franca
Informações: www.salaodoartesanato.com.br
www.rome.com.br