“Reivax X – Uma comédia cotidiana de amor mudo” vai circular pelo Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais no projeto Circulação Reivax X, de 12 de novembro a 3 de dezembro de 2022 e um giro por diferentes espaços.
As apresentações começam no sábado (12 de novembro) no Cruzeiro Center às 12:30 e Feira do Artesão (Feira Permanente do Cruzeiro), às 16:30. Em seguida é a vez de São Jorge (GO) na Praça do Artesão no dia 26 de novembro (sábado), às 12:00 e 17:00. Depois segue para Buritis (MG), na Praça da Juventude, em 03 de dezembro (sábado), às 16:30. No domingo ocupa a Feira Municipal às 09:30.
Performatividade, corpo, rua, riso e afeto são ingredientes de uma fruição concebida pelo multi-artista Magno Assis em um longevo processo que já trespassou cidades, fronteiras e pesquisas. O espetáculo-ação-performance foge do convencional palco para desbravar lugares e não-lugares atravessáveis onde o artista e plateia são coadjuvantes em flashes únicos, repletos de hibridismos e linguagens que se entrelaçam. A deriva poética calcada no fluxo de um personagem que se desnuda em uma história de amor sem palavras
A trajetória de Reivax X é escrita em vivências urbanas de uma entidade que tem nas ruas, feiras e praças o seu rito de passagem. O flâneur voa e poliniza o cotidiano com alegrias, ironia, memórias e provocações que transcendem o cômico. Fragrâncias audiovisuais que perfumam instantes fugazes, incensados com uma presença que alia mímica, dança, circo, artes visuais, moda, e poesia na alquimia de uma narrativa que toca gerações, cores, gêneros e credos ao reafirmar que o riso é inerente e necessário para mudar a rotina.
Reivax X reafirma rotinas coletivas em uma persona sensível que acende a alteridade ao escancarar a realidade sem palcos e holofotes. Eficaz é ser minimalista e contundente, o mais sofisticado de um artista e performer que assume seu alter ego com propriedade e leveza.
Surpresa e sinestesia da magia que une performer, público e espaço sem medo de surpresas mesmo com um roteiro milimetricamente definido. Com estes ingredientes nas mãos, Magno Assis entrega uma performance que muda o dia em uma transcendência coletiva que parte do uno ao todo e se constrói a partir da troca generosa e divertida.
“Reivax X surgiu do meu desejo de interação, comunicação e expressão performática de maneira cômica, flexível e porosa no dia-a-dia, por meio de uma estética não convencional. Assim, a linguagem da performance, aliada ao afeto e à comicidade, proporcionou atravessamentos nesta trajetória. Conta Magno Assis.
“Tenho interesse em impulsionar modos diversos de vida convivial, cidadã, harmônica, conduzida por momentos de riso, e quem sabe proporcionar impulsos de descolonização de corpos cotidianos, de comerciantes, das pessoas das ruas, sejam bancários, feirantes, ou moradores de rua, e de tudo o que movimenta as cidades, por meio de uma poética do riso acionada pela performatividade e interferência cotidiana, e conduzida por Reivax X. Uma poética operante no cotidiano automatizado dos centros urbanos, para a prática do pensamento com a função pragmática de estimular novos paradigmas ético-estético-políticos, em diálogo com aspectos transformadores planetários”. Elucida o artista.
Sinopse:
Imagine…Um homem sensível. Um romântico. 45 anos. Solteiro. Casa própria. Busca o lugar ideal para alguém ser feliz ao seu lado. Ele é tudo que você não imaginou e mais.
Para Artaud, o teatro é o lugar privilegiado de uma germinação de formas que refazem o ato criador, formas capazes de dirigir ou derivar forças.
Em Reivax X – uma comédia cotidiana de amor mudo, o ator Magno Assis dá à realidade um tratamento inusitado, marca que sempre esteve presente em suas obras, como ator ou diretor.
Reivax se apresenta como teatro performático que utiliza para a criação do enredo da personagem e do diálogo (mudo) elementos chocantes do ilógico, com o objetivo de reproduzir diretamente o desatino e a falta de soluções em que estão imersos o homem e a sociedade.
Ridiculariza as situações mais banais, retrata de forma tangível, mimética, e cômica a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência. Isso tudo de maneira praticamente pitoresca, vivencia situações em que a personagem vê repentinamente em perigo a segurança da sua vida quotidiana.
Desde a ironia, passeando pelo grotesco, especialmente satirizando a complacente atmosfera, põe em cena de maneira insólita os mais simples e puros traços humanos.
Provocador, lúdico e sutil ao mesmo tempo , uma forma de manter-se alerta. Esse é Reivax!
Reivax X – uma comédia de amor mudo” tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.
Programação:
Brasília (DF):
Local: Cruzeiro Center
Data: 12 de novembro (sábado)
Horário: 12:30
Local: Feira do Artesão – Feira Permanente
Data: 12 de novembro (sábado)
Horário: 16:30
São Jorge (GO):
Local: Praça do Artesão
Data: 26 de novembro (sábado)
Horário: 12:00 e 17:00
Buritis (MG):
Local: Praça da Juventude – Avenida nº 780 – Bairro Centro
Data: 03 de dezembro (sábado)
Horário: 16:30
Local: Feira Municipal – Avenida Central nº 490 – Bairro Centro
Data: 04 de dezembro (domingo)
Horário: 09:30