O Espaço Venâncio Cultural, localizado no Venâncio Shopping, abrigará a exposição Olhar Brasília. A mostra, que será aberta ao público em 29 de maio, apresentará o resultado do concurso fotográfico promovido pelo movimento “Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo”. Capitaneado pelas jornalistas Samanta Sallum e Marcia Zarur como um manifesto de valorização e defesa da capital, a campanha foi lançada há cerca de dois anos, e conta, cada vez mais, com a simpatia e adesão dos brasilienses. A mostra, que poderá ser conferida até 20 de junho, é composta por 40 fotografias, as vencedoras do concurso nas categorias profissional e amador. Ampliadas em tamanho 40×60 cm, as imagens retratam Brasília através do olhar apaixonado de vários brasilienses.

“Receber a exposição Olhar Brasília no Venâncio Shopping, além de motivo de orgulho, é razão de comemoração. Vamos oferecer aos nossos clientes e à cidade, a oportunidade de apreciar um olhar único sobre Brasília. Receber esses registros e os talentos da fotografia da nossa cidade confirma nossa parceria de mais de 40 anos com a cidade. Aqui conectamos pessoas e queremos ser mais um palco cultural da cidade. Venham prestigiar”, afirma Ana Lúcia Rodrigues, gerente de marketing do Venâncio Shopping.

Com fotos clicadas a partir de smartphones e câmeras profissionais, tendo como cenário as 31 regiões administrativas do Distrito federal, selecionar os vencedores foi um grande desafio. “O prêmio teve como objetivo valorizar todas as regiões administrativas, produzindo um mosaico de imagens que reflitam a nossa capital multifacetada – que é bela, humana, arrojada, surpreendente, poética e, ao mesmo tempo, simples, cultural e bucólica como cidade-parque”, afirma Samanta. “A gente acredita que a cultura faz pontes. Ela pode derrubar muitas barreiras, inclusive as geográficas, que separam o Plano Piloto das outras cidades”, completa Marcia.

Para lidar com tamanha responsabilidade, com credibilidade, Samanta e Marcia contaram com comissão julgadora formada por representantes dos segmentos acadêmico, jornalístico, cultural, econômico, dos arquitetos, empresarial, coletivos e defensores de Brasília que espelhem a diversidade da capital do país. Luiz Fara Monteiro (Repórter e apresentador da TV Record); Daniel Mangabeira (arquiteto e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF); Luciano Leiro (vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal); Eraldo Júnior (publicitário); Adriana Nunes (Atriz da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo e Multishow); Charles Cosac (diretor do Museu Nacional da República); Ivaldo Cavalcante (idealizador e proprietário da galeria de arte Olho de Águia, em Taguatinga); Joelson Maia (editor de imagens da TV Globo e fotógrafo); Lourenço Cardoso (professor de fotografia do UniCeub); José Roberto Bassul (arquiteto e fotógrafo); Valeria Cabral (Fundação Athos Bulcão) e Francisco Maia (presidente da Fecomércio-DF) avaliaram o conteúdo da categoria profissional. Já a Categoria Amador contou com Eliane Cantanhêde (jornalista da GloboNews e O Estadão); Marcia Witczak (jornalista da TV Globo); Delio Lins e Silva (presidente da OAB-DF); Rodrigo Freire (presidente da Abrasel-DF); Ana Lúcia Rodrigues (gerente de Marketing do Venâncio Shopping); Dhi Ribeiro (cantora, sambista e participante do The Voice Brasil);  Max Maciel (Movimento Popular da Ceilândia, Coordenador do Projeto RUAS– Rede Urbana de Ações Sócio-Culturais); Chiquinho Filho (proprietário do Bar Beirute); Tiago Correia (promoter); Paulinho Madrugada (promotor de eventos); Osório Adriano (presidente da Brasal) e Valdir Oliveira (superintendência SEBRAE).

O projeto, sem fins lucrativos, tem apoio da Globo Brasília, Coca-Cola, Fecomércio-DF e Venâncio Shopping. Ao todo, foram distribuído R$8 mil em prêmios.

SERVIÇO
Exposição Olhar Brasília
Data: de 29 de maio a 20 de julho
Horário: Segunda à sexta, das 9h às 20h e aos sábados das 10h às 18h
Local: Venâncio Shopping
Venâncio Shopping
SCS Quadra 8, Brasília/DF
www.venancioshopping.com.br
Facebook e Instagram: @venancioshopping