Após show histórico no Lollapalooza, a cantora Tiê se apresenta no CCBB Brasília, no dia 06 de maio, dentro do projeto Projeto Feminino. No palco, a cantora estará acompanhada de Badi Assad. A iciativa que rodou vários  CCBBs do pais contará também com shows de  Xênia França, as Bahias, Anelis Assumpção, Tulipa Ruiz, Alice Caymmi e Jaloo

Xênia França

A etapa brasiliense se inicia dia 3, com a dobradinha – XÊNIA FRANÇA e AS BAHIAS. Soa no Teatro I a voz profunda e a presença exuberante de XÊNIA, representante do feminismo negro e também vocalista do grupo Aláfia. Ela apresenta seu segundo disco, embalado nos tambores e vocais em harmonia, e dialoga com AS BAHIAS, duo paulista de vocalistas transgênero, Assucena Assucena e Raquel Virgínia, à frente de um projeto que reúne pegada pop e dançante, postura antimachista e anti-homofóbica e já reconhecida qualidade musical.

No dia seguinte, poesia, amor e homenagem com ANELIS ASSUMPÇÃO e TULIPA RUIZ. As duas levam ao palco o projeto de Serena Assunção, irmã de Anelis – ambas filhas de Itamar, um dos papas da Vanguarda Paulista, o disco Ascensão. Serena, que morreu em março de 2016 aos 39 anos, deixou o disco pronto e Anelis se tornou embaixadora do trabalho, que já contava com a participação de Tulipa, entre outros artistas como Tetê Espíndola, Céu, Moreno Veloso e o Metá Metá. O CD traz cantos dos orixás, projeto erguido desde 2009 e gravado em 2015. Cada faixa do disco é ainda dedicada a uma personalidade que Serena admirava – Elis Regina, Clara Nunes, Luz Del Fuego, Paco de Lucia e Mãe Menininha do Gantois são algumas delas. Anelis, com três discos gravados – o mais recente, Taurina – deixou de lado seu próprio trabalho para essa missão. Tulipa participou da faixa Ogum no disco de Serena; é uma artista com um sólido discurso de criatividade pessoal, atuando também como ilustradora.

O terceiro show dessa etapa reúne ALICE CAYMMI, de figura marcante e voz encorpada, e JALOO, jovem paraense que mistura pop internacional, eletrônico com música regional. “A questão do gênero sempre esteve latente”, diz ele numa entrevista.1 Sua aparência andrógina e delicada faz um contraste marcante com a Rainha dos Raios de Alice. Ambos performáticos, impactantes.

Para encerrar, dia 6/5, o encontro que a produtora Débora Ribeiro de Lima define como “doce”: a violonista e cantora BADI ASSAD com a cantora e compositora TIÊ. A delicadeza da performance das duas artistas se combina e se multiplica. Com quatro discos gravados, a paulistana Tiê segue carreira sólida; Badi, vinda de família musical, faz turnês internacionais e se dedica à experimentação de sons com o violão, a voz e o corpo.

Serviço
CCBB Brasília – Teatro I
QUINTA, 3/5 – Xênia França convida As Bahias – 20h
SEXTA, 4/5 – Ascensão por Anelis Assumpção + Tulipa Ruiz – 20h
SÁBADO, 5/5 – Alice Caymmi convida Jaloo – 20h
DOMINGO, 6/5 – Badi Assad convida Tiê – 19h
Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)

Vendas: Pré-venda para clientes Banco do Brasil começa no dia 14 de abril e segue até o 20 de abril. Venda para o público em geral tem início no dia 21 de abril. Para o show do dia 5, as vendas são exclusivas para clientes Banco do Brasil, de 14 de abril até o dia do show. Bilheteria: de terça a domingo, de 9h às 21h. Online: www.eventim.com.br