De 7 a 14 de agosto, CineSesc apresenta a diversidade das produções e temas dos países árabes em seleção especial de longas (Reprodução/Divulgação)

Neste ano a programação da 14º Mostra Mundo Árabe de Cinema  do Cinesesc apresenta a diversidade das produções e temas dos países árabes e uma nova geração de cineastas, com destaque para mulheres diretoras. Entre os dias 07 e 14/08, a unidade localizada na Rua Augusta, em SP, contará com uma programação especial com ingressos entre R$3,50 e R$12,00 em diversos horários.

Confira os destaques:

Afortunados. Direção Sofia Djama, Argélia, França, Bélgica, Catar, 2017, 102 min.

Argel, alguns anos depois da guerra civil. Amal e Samir decidiram celebrar seu vigésimo aniversário de casamento em um restaurante. Enquanto estão a caminho, compartilham seus pontos de vista sobre a Argélia: Amal conta sobre ilusões perdidas e Samir sobre a necessidade de lidar com elas. Ao mesmo tempo, seu filho Fahim e seus amigos Feriel e Reda estão vagando em uma hostil Argel prestes a roubar sua juventude.

Sobre Ovelhas e Homens. Direção. Karim Sayad, Argélia, Suiça, França, Catar, 2017, 78 min.

Habib, de dezesseis anos, sonha em se tornar um veterinário. Incapaz de estudar para sua esperada profissão, ele comprou uma ovelha chamada El Bouq. Sua esperança? Treinar o animal para se tornar um campeão de luta.
Enquanto isso, Samir, de 42 anos, não tem mais sonhos, a não ser ganhar dinheiro suficiente vendendo ovelhas para sobreviver às dificuldades da vida cotidiana.

Panoptic. Direção Rana Eid, Líbano, 2017, 69min.)

Panoptic é uma carta de uma filha para seu falecido pai em uma tentativa de se conciliar com o passado turbulento de seu país. O Panoptic investiga o submundo de Beirute para explorar a esquizofrenia do Líbano: uma nação que prospera pela modernidade, enquanto ironicamente ignora os vícios que obstruem a conquista dessa modernidade.

Relatórios de Sarah e Saleem. Direção Muayad Alayan. Palestina, Holanda, Alemanha, México, 2018, 127 min.

Sarah é israelense e administra um café em Jerusalém Ocidental. Saleem é palestino de Jerusalém Oriental e trabalha como entregador. Apesar de serem mundos separados, Sarah e Saleem arriscam tudo quando embarcam em um caso ilícito que pode destruir suas famílias. Na pressão sócio-política, Sarah e Saleem encontram-se presos numa teia de falsidade e nem mesmo a verdade parece capaz de resolver.

Meu Tecido Preferido. Direção Gaya Jiji. França, Alemanha, Turquia, 2018, 95 min.

Damasco, primavera de 2011. São os primeiros estágios da revolução. Nahla, 25 anos, está dividida entre seu desejo de liberdade e a esperança de deixar o país graças a um casamento arranjado com Samir, um expatriado sírio nos EUA. Quando ele escolhe sua irmã mais nova, mais dócil,  Nahla encontra refúgio na vizinha, a misteriosa Sra. Jiji.

Caçando Fantasmas. Direção Raed Andoni. França , Palestina, Suiça, Catar, 2017, 94 min.

Para confrontar os fantasmas que o assombram, o diretor palestino Raed Andoni reúne um eclético grupo de ex-prisioneiros para construir uma réplica do Al-Moskobiya, o principal centro de interrogatório de Israel, onde ele próprio foi preso aos 18 anos. Eles dão forma ao centro de interrogatório que todos experimentaram e reencenam suas histórias. Conforme as paredes das células se elevam, as línguas e as emoções se soltam.

Além do Véu com a presença da diretora Joy Ernanny, Estados Unidos, 2018, 18min.

Em um momento de crescente islamofobia nos Estados Unidos, as muçulmanas de Nova York encontram refúgio em um novo salão de beleza. Sob o comando de uma empreendedora muçulmano-americana determinada, Le’Jemalik é o primeiro salão exclusivo para mulheres: um lugar onde é possível remover o véu e desfrutar de serviços de beleza halal.

Sobre Pais E Filhos. Diretora Talal Derki. Alemanha, Síria, Líbano, 2017, 99 min.

Talal Derki retorna para sua terra natal, onde ele ganha a confiança de uma família radical islâmica, compartilhando sua vida diária por mais de dois anos. Sua câmera foca em Osama e seu irmão mais novo Ayman, fornecendo uma visão extremamente rara sobre o que significa crescer em um califado islâmico.

Benzina. Direção Sarra Abidi. Tunísia, 2017, 90 min.

Salem e Halima não têm notícias de seu filho que saiu ilegalmente para a Itália. Eles vivem em agonia. O filme é ambientado no sudeste da Tunísia, Ahmed vende óleo diesel contrabandeado na estrada para a Líbia. Histórias conflitantes circulam sobre o destino de seu único filho. Ao longo de sua história, seguimos os itinerários da juventude precária, os pais lutando em silêncio pela família e o destino da região extremamente marginalizada. O filho deles é encontrado? Ele está vivo ou morto?

Uma Substância Mágica Flui em Mim. Direção Jumana Manna. Alemanha, Palestina, Reino Unido, Suécia, 2015, 70 min

Com uma mistura de ficção e documentário, Jumana Manna explora diferentes tradições musicais das comunidades que vivem dentro e ao redor de Jerusalém, a partir da figura do especialista judeu alemão Robert Lachman e seu trabalho na Palestina.

View this post on Instagram

Ansiosos para 14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema ?! . O filme de abertura será "Os Afortunados", contando a história de Amal e Samir quando decidem celebrar seu vigésimo aniversário de casamento em um restaurante. . No caminho, compartilham seus pontos de vista sobre a Argélia: Amal conta sobre ilusões perdidas e Samir sobre a necessidade de lidar com elas. Ao mesmo tempo, seu filho Fahim e seus amigos Feriel e Reda estão vagando em uma hostil Argel prestes a roubar sua juventude. . Lembrando: apenas a sessão de abertura será gratuita, com distribuição de ingressos com 1h de antecedência. Programação: http://bit.ly/MostraArabeProgramacao #Cinema #CinemaMundial #Sessão #CinemaÁrabe #Cultura #Arte

A post shared by CineSesc (@cinesescsp) on

CineSesc
Rua Augusta, 2075, Cerqueira César SAO PAULO. CEP: 01413-000
Horário de funcionamento: Segunda a domingo 13h15 às 21h30.

Por Leandro Lel Lima