O novo filme da diretora Rebeca Zlotowski, ‘Além da Ilusão’, é uma produção franco-belga passada no final da década de 30 em Paris.

Um drama com um toque de suspense que tem como pano de fundo a relação entre as irmãs Laura (Natalie Portman) e Kate Barlow (Lily Rose Depp) e o produtor de cinema André Korben (Emanuel Salinger).

Com inspiração na história verídica das irmãs Fox, que eram médiuns americanas famosas e atuantes no século XIX, a diretora criou um roteiro onde as duas acabam se envolvendo no universo glamouroso dos filmes e são exploradas pelo produtor.

No longa metragem, o período que antecede a segunda guerra é conturbado, cheio de tramas e exatamente por isso Rebecca também abordou as consequências das ações antissemitas na película e também buscou inspiração na história verídica de Bernard Natan, produtor de cinema de origem romena, que sofreu  os horrores da guerra.

“Seu destino trágico me interessou e eu queria falar sobre isso, utilizar o cinema como uma ferramenta de justiça. Estamos no meio de um grande declínio em todos os níveis – moral, religioso e político”.

Natalie Portman, escolhida para o papel principal, tem presença forte e poderosa na trama e consegue transparecer isso em cada cena. Os olhares, a expressão facial e o jeito como ela se locomove estão impecáveis.

A jovem Lily Rose Depp, que pra quem não sabe é fruto do relacionamento entre o ator americano Johnny Depp e a cantora francesa Vanessa Paradis, impressiona apesar da idade (ela tem apenas 17 anos), mostra tem que tem o talento dos pais no sangue.

Como a irmã a mais nova de Laura, Kate (Lily Rose Depp) é explorada e dissuadida a se afastar da irmã e fazer as sessões espíritas sob a influência de André.

Com o passar o tempo enquanto Laura se envolve cada vez mais com o cinema, Kate vai perdendo o controle sobre si, e, seu corpo e mente são colocados em risco.

No elenco também Louis Garrel como o ator Fernand Prouvé e Amira Casar como Eva Said.