A 7ª edição do Festival República Blues anuncia programação e traz atrações internacionais e nacionais.

O festival faz parte do aniversário de Brasília e será realizado nos dias 21 e 22 de abril, na área externa da Funarte.

Serão 2 palcos e 23 atrações do jazz, do rock e, claro, do blues, sendo duas internacionais, cinco de expressão nacional e outras 16 do Distrito Federal.

Na programação internacional do palco principal, figuram dois artistas que prometem chamar atenção: o cantor, compositor e guitarrista são-tomense-congolês Yannick Delass; e o músico de estadunidense de Chicago Omar Coleman uma das grandes referências do blues moderno.

Entre os artistas nacionais, chamam atenção as presenças do grande mestre Hermeto Pascoal, do gaitista carioca Jefferson Gonçalves, da cantora carioca Taryn Spilman; do duo entre a prata da casa Hamilton de Holanda, e o guitarrista baiano cheio de personalidade Armandinho Macedo; além da banda Blues Etílicos, a mais conhecida do estilo no Brasil.

Ainda no palco principal, artistas do Distrito Federal engrandecem a programação. São eles: Tex Quarteto Instrumental, Passo Largo, Cachorro Cego, Protofonia, Dillo e Brazilian Blues Band.

O festival República Blues contará, ainda, com oficinas de música e a presença de curadores de grandes festivais do gênero que farão pichings com as bandas do DF que desejam apresentar seus trabalhos e buscar espaços em festivais fora da Capital.

Para isso, um segundo palco, de nome Kombiando, programará mais dez artistas da cidade. Entre os nomes programados neste palco, figuram Marcius Cabral, Bartô Blues, Marlene Souza e Delta Boy Walt 1000.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 20/04 (sexta-feira), às 20h

Palco principal
19h: Tex Quarteto Instrumental (DF)
20h30: Passo Largo (DF)
22h: Armandinho Macedo (BA) & Hamilton de Holanda (RJ/DF)
23h30: Yannick Delass (República Democrática do Congo/São Tomé e Príncipe)
1h: Jefferson Gonçalves (RJ)
2h30: Cachorro Cego (DF)

Palco Kombiano
18h: Delta Boy Walt 1000 (DF)
20h: Thaise Mandalla (DF)
21h30: Cisso Cerqueira (DF)
23h: Marcius Cabral (DF)
0h30: Bartô Blues (DF)
2h: Moraes Brothers (DF)

Dia 21 de abril (sábado), às 21h

Palco principal
18h: Protofonia (DF)
19h30: Hermeto Pascoal (SP)
21h: Dillo (DF)
22h30: Taryn Spilman (RJ)
0h: Blues Etílicos (RJ)
1h30: Brazilian Blues Band (DF)
3h: Omar Coleman (Chicago/EUA)

Palco Kombiando
17h30: Delta Boy Walt 1000 (DF)
19h: Flávio Robbie (GO)
20h30: Marlene Souza (DF)
22h: Casa Vermelha (DF)
23h30: Procurando Blues Band (DF)
1h: Marcia Campos (DF)

Yannick Delass (República Democrática do Congo/São Tomé e Príncipe)

Compositor, cantor e guitarrista, Yannick Delass é originário da cidade de Kinshasa (República Democrática do Congo) e tem cidadania em São Tomé e Príncipe. Com guitarra e voz, ele sintetiza a diversidade de diferentes regiões africanas para mostrar as melodias e ritmos do continente. Em 2013 lançou o primeiro álbum, STOP, com mistura de world music, reggãe, r&b, gospel, rumba congolesa e soukous. O artista canta sobre racismo, luta e migração com canções em francês, português e em idiomas congoleses.

Omar Coleman (Chicago/EUA)

Com um som que reflete a paixão por Júnior Wells e James Brown, Omar Coleman possui três álbuns gravados. Hoje é referência mundial como vocalista e gaitista de blues e apresenta um show interativo, em comunicação direta com o público. Omar começou a tocar em 2003 e gravou em 2011 a canção “Very lucky man”, ao lado de Sean Carney Band, faixa crucial para os apreciadores do blues moderno.

Serviço:
Festival República Blues 2018 – 7a edição
Dias 20 de abril (sexta), a partir das 19h; e 21 de abril (sábado), a partir das 18h
Local: Área externa do Complexo Cultural da Funarte
Entrada franca.
Informações: executiva.republicablues@gmail.com
Classificação livre.