6º CURTA BRASÍLIA

Mostra Surdo-Cine

O tema do 6º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem é “construir realidades”, ou seja, os filmes selecionados para esta edição, ao invés de apenas apontar os problemas da sociedade, sugerem caminhos, alternativas e instigam novas reflexões.

O festival, que ocupa o Cine Brasília entre 14 e 17 de dezembro, além da exibição de filmes, nacionais e estrangeiros, conta na programação com outras ações, como debates e ambiente para o cinema de realidade virtual.

Em sua sexta edição, o evento apresenta ao público mais de 100 curtas-metragens. 987 produções, representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, se inscreveram para esta edição, número recorde do festival.

O Curta Brasília tem duas mostras competitivas, uma com 14 videoclipes e outra com 30 curtas-metragens brasileiros.

Os vencedores serão escolhidos por júri oficial e pelo voto popular e concorrem a aproximadamente R$ 30 mil em prêmios.

Parceira do festival desde 2013, a Embaixada da França escolherá, por meio de comissão, um filme da mostra competitiva para receber o prêmio Cine França Brasil, um intercâmbio para representante do filme premiado em festival francês em 2018.

Mostra Realidade Virtual

Inaugurado na edição passada, o Espaço CVRTA VR é um ambiente para o cinema de realidade virtual. Em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos e com o evento VR Days, o Curta Brasília é pioneiro entre os festivais de cinema no Brasil a manter um espaço exclusivo para curtas em 360°, trazendo profissionais da área – brasileiros (ARVORE Immersive e Hyper VR) e holandeses (VR Days) – e seus filmes para participar do evento.

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, um dos principais nomes do cinema brasileiro da atualidade, diretor dos premiados longas O som ao redor (2013) e Aquarius (2016), é o homenageado da edição com uma mostra contendo toda sua produção curta-metragista.

Mostra Provocações

A programação internacional conta com as mostras Espanha em Curtas, numa parceria com o Festival Internacional de Cine de Huesca; À Francesa (com uma seleção de curtas premiados na edição mais recente do Un Festival C’est Trop Court, evento realizado em Nice), e a segunda edição da Mostra Holanda em Curtas.

Em 2017, a Surdocine, com produções que abordam vivências de pessoas surdas, traz curtas da Inglaterra, França, Uruguai e Brasil.

Duas mostras tradicionais retornam, desta vez, com prêmios em dinheiro: a ‘Provocações’ e a ‘Calanguinho’. A primeira apresenta filmes que, de alguma maneira, têm o corpo como elemento preponderante, seja de maneira vulnerável ou como expressão política e de gênero.

O vencedor da mostra ‘Calanguinho’ será escolhido pelo público infantil presente na sessão. Realizada pela segunda vez, a Mostra IESB se confirma como importante janela para a produção universitária.

Mostra Holanda em Curtas

O festival é também um espaço para discutir cinema e a cadeia do audiovisual. No debate ‘Conexão Brasil-Europa’: Os festivais como espaço de intercâmbio criativo terá as presenças de Steye Hallema (Ashes to Ashes – VR Days), Ramón Lasaosa (Festival Internacional de Cine de Huesca) e Laurent Tremeau (Un festival c’est trop court – Festival de Nice).

O debate ‘Café com Ressaca’, momento propício para realizadores participantes do festival, público e entusiastas da sétima arte se conhecerem e trocarem ideias, vai discutir o tema OQT.mov? Cinema e propósito.

O debate ‘Uma cerveja antes do almoço’, por sua vez, contará com a participação de Kleber Mendonça Filho e o tema Construindo realidades – O poder do cinema como ferramenta de crítica e transformação.

Especialistas em cinema VR, Steye Hallema (VR Days), Ricardo Laganaro (ARVORE Immersive), Fabio Hofnik (Hyper VR Festival) e Rodrigo Terra (ARVORE /EraTransmidia) são os participantes do debate Narrativas imersivas e novos mercados para o curta-metragem.

PROGRAMAÇÃO – CINE BRASÍLIA

Dia 14/12 (quinta-feira)
19h30-Abertura
20h-Mostra competitiva – Programa 1
22h-Mostra competitiva – Programa 2

Dia 15/12 (sexta-feira)
10h-Mostra Surdocine
11h30-Debate Surdocine
16h20-Debate Conexão Brasil-Europa: Os festivais como espaço de intercâmbio criativo
17h-Mostra Decibéis (competitiva de videoclipes)
19h30-Mostra competitiva – Programa 3
21h30-Mostra competitiva – Programa 4

Dia 16/12 (sábado)
10h-Mostra IESB
10h30-Café com ressaca – OQT.mov? – Cinema e propósito
15h-Mostra Espanha em Curtas
16h20-Debate VR: Narrativas imersivas e novos mercados para o curta-metragem
17h-Mostra à Francesa
19h30-Mostra competitiva – Programa 5
21h30-Mostra competitiva – Programa 6

Dia 17/12 (domingo)
10h30-Mostra Calanguinho
11h-Debate Uma cerveja antes do almoço: Construindo realidades – O poder do cinema como ferramenta de crítica e transformação
15h-Mostra Homenagem Kleber Mendonça Filho
17h-Mostra Holanda em Curtas
19h-Mostra Provocações
21h-Encerramento – Premiação

Espaço VR: de quinta a sábado: das 17h às 22h, e domingo, das 15h às 22h

Serviço:
6º Curta Brasília
De 14 a 17/12
Local: Cine Brasília-EQS 106/107 Sul
Entrada Franca.
Informações: www.curtabrasilia.com.br
Classificação indicativa na programação.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *