Retrospectiva do celebrado diretor japonês exibe 29 filmes premiados e aclamados pelo público, além de debate e curso sobre seu estilo peculiar

Até 22/6, o CCBB Brasília recebe um dos eventos culturais mais importantes do ano na capital. A mostra O Cinema de Hirokazu Kore-eda exibe 29 filmes de um dos mais aclamados e premiados diretores do cinema contemporâneo, incluindo sucessos de público, como Assunto de Família e Monster.

Além de filmes, a retrospectiva (inédita no Brasil) oferece atividades paralelas: um grande debate sobre a obra de Hirokazu Kore-eda e um curso com duração de três dias sobre o celebrado cineasta japonês. 

Para a curadora da mostra, Raquel Gandra, a ideia dessa retrospectiva surgiu pelo encantamento pela obra de Kore-eda, por entendê-la como um ponto de luz em meio aos tempos atuais sombrios de tanto ódio, discórdia e polarização. “Estamos muito habituados, seja pelos discursos políticos e religiosos, seja pelas narrativas típicas do cinema mainstream a querer encontrar vilões, vítimas e heróis. É sempre mais fácil se posicionar numa história quando temos por quem torcer. Kore-eda é um diretor que está constantemente questionando esses nossos posicionamentos éticos e morais, nos colocando em contato com personagens cheios de falhas e traumas, mas por quem é quase impossível não criar algum tipo de vínculo ou empatia.”, justifica.

Nascido em Tóquio em 1962, Hirokazu Kore-eda foi criado em uma sociedade tradicional, patriarcal e conservadora. O diretor acompanha a recente turbulência política e estagnação econômica do Japão, a emergência do documentário contemporâneo, as mudanças na família e a perda dos vínculos sociais. 

Em seus filmes, assume o desafio de colocar em relevo as contradições e ambiguidades da cultura e de nos fazer perceber que mesmo uma sociedade rica e avançada tecnologicamente depende de valores e afetos que têm origem na vida comunitária. Isso está presente em filmes comoAssunto de Família, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2018 e reconhecido pelo público internacional. 

A retrospectiva será também uma oportunidade para o público brasileiro conhecer vários de seus primeiros trabalhos como diretor, além de documentários e um curta inédito no Brasil. Os médias-metragens documentais, realizados para a televisão japonesa entre 1991 e 1996, serão chave para nos ajudar a entender melhor a trajetória de Kore-eda, apontando para os temas que viria tratar ao longo de toda sua carreira e informando a maneira como enxerga a realidade e o cinema.

Alguns dos focos principais de sua obra estão na compreensão do outro, sem julgamentos, e na concepção de que somos frutos de nossa sociedade. Ao trazer protagonistas marginalizados e nos convidar a compreender seus gestos e atitudes, contribui diretamente para estimular a empatia e desenvolver novos caminhos para um convívio social respeitoso.

O cineasta japonês foi muito aclamado não só por grandes críticos brasileiros, como José Carlos Avellar e por cineastas importantes, como Eduardo Coutinho, mas também pelo público que se comoveu recentemente com o drama Monster(2023), em que Kore-eda aborda na sua forma peculiar temas sensíveis como bullying e homofobia na adolescência. “O cinema dele nos aproxima do outro, em especial, aqueles que são alvo de preconceitos. Ele faz isso com delicadeza e riqueza de detalhes, focando em situações cotidianas e banais”, explica a curadora.

Para além dos filmes, o público terá a oportunidade de se aprofundar mais no cinema de Kore-eda. O debate, que acontecerá no dia 18 de junho, às 19h será uma roda de conversa em torno de sua obra, e trará como convidados o professor, pesquisador e crítico Ciro I. Marcondes e a professora do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília Mariana Souto. Além disso, será oferecido um curso com o professor Pablo Gonçalo, professor do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (FAC-UnB) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade.

Serviço:

O Cinema de Hirokazu Kaze-eda no CCBB

De 27 de maio a 22 de junho

www.bb.com.br/cultura

Local: Cinema do CCBB Brasília 

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF 

Informações: (61) 3108 7600 

Capacidade do cinema: 70 lugares 

Ingressos: gratuitos – disponibilizados às 12h do dia anterior ao de cada sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.

Classificação conforme a programação 

Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões 

Informações  

E-mail: ccbbdf@bb.com.br  

Site/ bb.com.br/cultura