Projeto gratuito inaugura uma agenda contínua de oficinas para todas as idades, com acessibilidade em Libras e atividades que dialogam com o acervo

O Museu de Arte de Brasília recebe o Ateliê do MAB, um espaço vivo de criação e aprendizado onde o público experimenta desenho, pintura, escultura, bordado e arte urbana em contato direto com as exposições do museu. A abertura celebra a potência da rua e da inclusão com Odrus, grafiteiro surdo cuja obra conecta identidade, território e acessibilidade. Ele conduz as primeiras oficinas do projeto, gratuitas e abertas à comunidade.

O Ateliê do MAB nasce para aproximar pessoas da arte por meio do fazer: práticas coletivas, experimentação de materiais e trocas de saberes que expandem o olhar sobre o patrimônio cultural e a arte contemporânea. Cada encontro parte de referências do acervo e das mostras em cartaz, transformando a visita em experiência criativa. 

A iniciativa convida diferentes públicos a ocupar o museu como lugar de convivência e criação. A programação segue ao longo de outubro, novembro, dezembro e janeiro, com trilhas formativas que contemplam do lúdico infantil à investigação técnica para jovens e adultos. Todas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas (20 por sessão) e indicação etária em cada oficina. O projeto é viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Oficina de Arte Urbana com Odrus 

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o público tem a oportunidade de aprender com Odrus exploração de técnicas de grafite e desenho para experimentar cores, traços e símbolos que transformam o espaço e contam histórias. Uma vivência coletiva que celebra diversidade, cidade e o poder da imagem como linguagem, acessível em LIBRAS, a partir de 10 anos. 

E no dia 31, às 10h, é a vez de se divertir com Desenho Lúdico para riscar como brincadeira e descoberta com materiais variados, suportes inusitados e gestos livres, a partir de 6 anos. E logo mais, às 14h, é a vez da Oficina de Desenho, que brinca com elementos da linguagem visual (linha, forma, textura, luz e sombra) com lápis 2B/6B e carvão, a partir de 10 anos. 

Novembro
No mês de novembro, as oficinas oferecidas serão: Aquarela para trabalhar transparências, misturas e movimentos da água, oferecida em duas modalidades para 6 e 10 anos.  Pintura em Nanquim, exercício de traço, contraste e textura com pincel e caneta, a partir de 10 anos. E as divertidas atividades de 
Escultura em Massinha e Biscuit, para dar forma, textura e acabamento em modelagem, para 6 e 10 anos. Além dos criativos Brinquedos Ópticos, como: taumatrópio, zootrópio, agamógrafo e outras ilusões visuais, para 6 e 10 anos.

Programação

Outubro

24, 25 e 26

– 14h – Oficina de Arte Urbana com Odrus – acessível em Libras (a partir de 10 anos)

31/10 (Sexta-feira)

– 10h – Oficina de Desenho Lúdico (a partir de 6 anos)

– 14h – Oficina de Desenho (a partir de 10 anos)

Novembro

1 e 2 de novembro    
– 10h – Oficina de Desenho Lúdico (a partir de 6 anos)

– 14h – Oficina de Desenho (a partir de 10 anos)


7, 8 e 9 de novembro            
– 10h Aquarela  (a partir de 6 anos)   
– 14h Aquarela (a partir de 10 anos) 

14, 15 e 16 de novembro      
– 10h Pintura em Nanquim (a partir de 10 anos)      
– 14h Pintura em Nanquim (a partir de 10 anos)                  

21, 22 e 23 de novembro      
– 10h Escultura em Massinha (a partir de 6 anos)    

– 14h Escultura em Biscuit (a partir de 10 anos)       

28, 29 e 30 de novembro      
– 10h Brinquedos Ópticos (a partir de 6 anos)          
– 14h Brinquedos Ópticos (a partir de 10 anos)        

SERVIÇO

Ateliê do MAB

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla) 

Oficinas: não é necessária inscrição (20 vagas por sessão)

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h 

Informações: @mediato.art 

Acesso: gratuito