Fotos: Tatiana Reis
Projeto celebra o Mês das Crianças na Galeria Risofloras, com atividades inspiradas nos folguedos da cultura popular brasileira
De 18 a 22 de outubro, a Plataforma Encantarias de Culturas Populares lança edição especial em Ceilândia com o projeto Encantarias para a Primeira Infância. Ocupando a Galeria Risofloras, no Espaço Jovem de Expressão, a proposta levará ao público exposição com mediações cênicas, roda de conversa e cineclube. A abertura da exposição acontece no sábado, 18 de outubro, às 15h. A programação tem entrada franca e classificação livre para todas as idades.
A Exposição Encantarias é composta por figurinos, instrumentos, bonecos, máscaras, degustação de alimentos típicos e outros elementos presentes nos folguedos populares. O público presente é convidado a interagir com o acervo através de mediações cênicas protagonizadas por Mateus e Catirina, personagens teatrais que fazem parte do imaginário popular brasileiro. Além da abertura no sábado, as mediações serão realizadas no domingo (19), também às 15h, e de segunda a quarta (20, 21 e 22), às 14h e às 16h.
Segundo a artista e correalizadora Laura Dorneles, esta edição voltada à primeira infância busca formar público entre as novas gerações para garantir a continuidade e a vitalidade das tradições culturais. “Ao introduzir as crianças ao universo da cultura popular, asseguramos futuras audiências e praticantes, promovendo também o desenvolvimento integral, o estímulo à criatividade, à identidade cultural e ao senso de pertencimento”, complementa Laura.
A programação no Jovem de Expressão realizará ainda uma roda de conversa com professoras da rede pública, abrindo diálogos sobre a importância do ensino da cultura e da história afro-brasileira e indígena nos currículos escolares, em consonância com as leis nº 10.639 e 11.645. A roda traz a participação especial da professora, historiadora e mestra de tradição Tamá Freire, do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro. No domingo (19), às 16h30, o Cineclube Encantarias realiza exibição única do curta de animação ‘A Fazenda Rosa’, dirigido por Chia Beloto.
O projeto Encantarias para a Primeira Infância é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), oferecendo atividades totalmente gratuitas para todos os públicos.
Plataforma Encantarias de Culturas Populares 2025
Encantarias é uma plataforma de difusão da cultura popular, que busca sensibilizar novos públicos através de experiências sensoriais, brincantes e interativas. Dirigida pelas artistas Laura Dorneles e Letícia Coralina, a primeira edição do projeto foi realizada em 2023, na Casa do Cantador de Ceilândia. Em 2024, circulou no Museu Nacional de Brasília e novamente na Casa do Cantador. A quarta temporada chegou ao Parque da Glória do Rio de Janeiro – RJ (2025).
Além dos encontros dedicados à primeira infância na região de Ceilândia, a quinta temporada da Plataforma Encantarias está em itinerância pelo Distrito Federal desde o mês de setembro, quando passou pelo Museu de Arte de Brasília. Esse novo formato ampliado busca descentralizar ações culturais no DF e ao mesmo tempo ocupar galerias importantes com arte popular e tradição brasileira.
A Plataforma Encantarias de Culturas Populares 2025 é realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do DF, com o patrocínio da Neoenergia Brasília e iniciativa do Instituto Neoenergia. Em novembro, a programação seguirá para o Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, oferecendo ao público dois espetáculos de teatro popular, mais uma edição do cineclube, oficinas de música e de dança, aula-espetáculo e roda de conversa com mestras de tradição.
Serviço:
Encantarias para a Primeira Infância | Jovem de Expressão – Ceilândia
Dê 18 a 22 de outubro de 2025
Abertura da exposição na Galeria Risofloras: 18/10 (sáb) – 15h
Mediações cênicas: 18 e 19/10 – 15h | 20, 21 e 22/10 – 14h e 16h
Cineclube: 19/10 – 16h30
Classificação livre
Nas redes: @plataformaencantarias