Evento, que será realizado em quatro dias consecutivos, irá reunir diferentes gerações de artistas para celebrar a diversidade das violas brasileiras
Brasília recebe, de 10 a 13 de setembro, a Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz ao Contemporâneo, iniciativa que reúne diferentes gerações de artistas para celebrar a riqueza, a diversidade e a permanência das violas na cultura musical brasileira. Com programação gratuita no CCBB Brasília, a mostra promove um encontro entre tradição e contemporaneidade por meio de apresentações musicais e seminários.
Idealizada pelo produtor cultural e coordenador do Projeto Violas Brasileiras, Júlio José, com direção artística do violeiro, compositor e pesquisador Ivan Vilela, a iniciativa apresenta diferentes expressões da viola em diversas regiões do país. Com isso, a proposta evidencia a diversidade de sonoridades, tradições, afinações, repertórios e formas de tocar que compõem a grande família das violas brasileiras, aproximando diferentes gerações de artistas, mestres, pesquisadores, intérpretes e novos talentos.
Ressaltando que o universo da viola brasileira é formado por diferentes tradições e linguagens, a programação em Brasília começa na quinta-feira (10) com apresentações de Moreira Acopiara com os Repentistas, às 18h, e Bob Vieira, às 21h. Na sexta-feira (11), o público poderá assistir aos shows de Bilora, às 19h, e Cássio Nobre e Mestre Aurino, às 21h.
O sábado (12) concentra uma programação especial, começando às 13h com a Oficina de Afinações com Bob Vieira, seguida, às 15h, pelo show da Orquestra Roda de Viola com Dayane dos Reis. Às 16h30, será a vez de Diego Britto e Kauan Alves do Quilombo do Carrapato part Ruiter na percussão; às 18h, do Grupo Victor Batista e Galba; às 19h30, de Levi Ramiro; e, às 21h, de Carol Carneiro.
No domingo (13), último dia da Mostra, a programação começa às 19h30, com Volmi Batista. Já o encerramento, previsto para iniciar às 21h, ficará por conta de Miltinho Edilberto e Duda.
“A programação brasiliense amplia o diálogo proposto pela mostra entre diferentes territórios, gerações e formas de expressão da viola brasileira. Ao reunir apresentações musicais e uma atividade de formação, o evento oferece ao público não apenas a oportunidade de ouvir diferentes artistas, mas também de conhecer aspectos relacionados ao universo do instrumento e à diversidade de suas práticas”, afirma o produtor cultural Júlio José.
A passagem pelo CCBB Brasília integra a circulação da Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz ao Contemporâneo, que apresenta ao público diferentes artistas, repertórios e formas de tocar, aproximando a tradição da produção musical contemporânea.
Programação
10/09 (Quinta-feira)
18h: Moreira Acopiara com Repentistas — Show
Moreira de Acopiara é o nome artístico de Manoel Moreira Júnior, nascido em 1961, no município de Acopiara. Poeta fecundo, estudioso das coisas do interior do Brasil e apaixonado pelo Nordeste brasileiro, desenvolve importante trabalho voltado para a cultura popular, notadamente a literatura de cordel.
21h: Bob Vieira — Show
Bob Vieira é violeiro, compositor e intérprete de Itapetininga (SP), com mais de quatro décadas dedicadas à música de raiz brasileira e à expansão contemporânea da viola caipira. Iniciou sua trajetória musical aos 20 anos, em contato direto com mestres da tradição caipira do interior paulista, experiência que moldou sua identidade artística e o consolidou como um dos principais nomes da viola no estado de São Paulo.
11/09 (Sexta-feira)
19h: Bilora — Show
Nome artístico de Valmir Ribeiro de Carvalho, Bilora atua como Músico desde 1990 quando começou a participar de Festivais da Canção na região do Vale do Mucuri, tornando-se um dos compositores mais premiados em Festivais da Canção pelo Brasil. Além de um pesquisador da cultura popular, ligado aos movimentos do universo da Viola Caipira mineira e brasileira, é um dos criadores da ANVB (Associação Nacional dos Violeiros do Brasil) onde atuou como presidente, organizando e participando de Seminários e Encontros de Viola Caipira em Minas, São Paulo e Brasília.
21h: Cássio Nobre e Mestre Aurino — Show
Cassio Nobre é maranhense radicado na Bahia desde 1987. Músico, compositor e
produtor musical e audiovisual desde a década de 1990, atuou na produção e direção musical de mais de 20 álbuns, incluindo os premiados álbuns Viola de Arame, Samba Chula de São Braz (Prêmio Pixinguinha), Samba de Nicinha (Petrobrás Cultural) e Mestre Aurino da Viola (Natura Musical). Já o Mestre Aurino da Viola nasceu em Teodoro Sampaio, Recôncavo Baiano. Cantador de chula e violeiro, herdou da família a arte da viola machete, instrumento raro cujo
construtor era seu tio Clarindo da Viola. Em 2022-2023 lançou o álbum duplo “Mestre Aurino de Maracangalha e sua viola” (Natura Musical), gravado em comunidades rurais do Recôncavo com os últimos detentores dos saberes da viola machete e do samba chula.
12/09 (Sábado)
13h: Oficina de Afinações com Bob Vieira
15h: Orquestra Roda de Viola com Dayane dos Reis — Show
Fundada em 2011 pelo violeiro Fábio Miranda e dirigida pelo violeiro Pedro Vaz desde 2014, a Orquestra Roda de Viola é um grupo brasiliense formado por violeiros e violeiras, amigos e amantes da música e da viola caipira que juntos se propõem a executar clássicos do cancioneiro caipira com arranjos autorais e instrumentais. A apresentação também contará com a participação da cantora, compositora e violeira nascida em Minas Gerais, Dayane dos Reis.
16h30: Diego Britto e Kauan Alves do Quilombo do Carrapato part Ruiter na percussão — Show
18h: Grupo Victor Batista e Galba — Show
Victor Batista é cantor, compositor, violeiro, pesquisador da cultura popular, produtor cultural, produtor musical, arte educador e contador de histórias. Nascido em Belo Horizonte, ao longo da carreira Victor Batista produziu e participou de vários projetos culturais pelo Brasil e exterior, lançando diversos álbuns e trabalhos autorais que destacam sua pesquisa e interpretação da música brasileira. Atualmente, em seu trabalho solo apresenta um espetáculo intimista de voz e viola caipira, transitando por diversas vertentes da música brasileira, com releituras de clássicos da MPB e canções autorais. Já Antônio João Galba é multi-instrumentista autodidata, compõe, canta e toca por intuição vários instrumentos, tais como a viola caipira, violão, violino, rabeca, bandolim, entre outros. Nascido em Guarda-Mor, cidade situada no noroeste mineiro, Galba gravou em 2012 o disco “Caçador de Lua”, seu primeiro CD solo que conta com composições próprias e de seu amigo Luiz Salgado.
19h30: Levi Ramiro — Show
Natural de Uru, pequena cidade do interior Paulista, o violeiro e artesão é conhecido por tocar em instrumentos que ele próprio constrói, como as violas de cabaça. Com base nos valores da cultura popular e elementos que formam nossa música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e simplicidade da vida interiorana.
21h: Carol Carneiro — Show
A brasiliense Carol Carneiro é violeira, cantora e compositora com mais de 20 anos de estrada musical. Tem dois álbuns gravados, ambos trazendo a presença dos ritmos folclóricos, tradicionais do Brasil e de fronteira. Seu trabalho de pesquisa com a música brasileira reverberou no convite da Orquestra Sinfônica Brasileira em 2021 para representar a Região Centro Oeste do Brasil da figura da Cantadeira Violeira. Também faz parte do coletivo “Violeiras do Brasil”, que prestigia e fortalece o movimento das mulheres cantoras e violeiras de todo país.
13/09 (Domingo)
19h30: Volmi Batista — Show
Idealizador dos projetos “Núcleo de ensinamento da Viola”, que incentiva o ensino educacional para crianças sobre a música e sobre a viola caipira, e “Viola Em Canto de Mulher”, exclusivo para mulheres Violeiras, Volmi Batista promove a ascensão e difusão das culturas afrodescendentes, indígenas e europeias enquanto manifestações tradicionais. Também luta pela inserção, empoderamento e valorização das mulheres na concepção artística e na produção cultural de seus projetos, assim como a valorização do conceito Caipira enquanto identidade que expressa originalidade, autenticidade, brasilidade e estilo de vida.
21h: Miltinho Edilberto e Duda — Show
Miltinho Edilberto é músico, produtor e compositor premiado em mais de 30 Festivais. Se apresentando com frequência no premiadíssimo “Sr Brasil”, com Rolando Boldrin, e “Viola, minha viola” com Inezita Barroso, Edilberto é considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil. Passando por Oficinas e apresentações sobre Folclore Brasileiro, Miltinho vem preservando nossas raízes com pesquisa e criatividade após levar a Viola brasileira a 7 países da Europa (Alemanha, Espanha, França,Holanda, Inglaterra, Suíça e Portugal). Já Duda Stéfano é cantora, compositora e triangulista de São Carlos (SP), com trajetória dedicada ao forró pé de serra e à valorização da cultura nordestina. Artista do Sudeste, constrói sua identidade musical a partir do encontro entre suas raízes caipiras e a tradição do forró, unindo voz, triângulo e interpretação marcante.
Serviço:
Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz ao Contemporâneo
Data: 10 a 13 de setembro de 2026
Local: CCBB Brasília (Setor de Clubes Especial Sul Trecho 2 – Plano Piloto)
Ingressos: Entrada gratuita. Ingressos retirados no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB
Classificação indicativa: Livre
Informações: fone: (61) 3108-7600 | e-mail: ccbbdf@bb.com.br | site/ bb.com.br/cultura | Instagram/ @ccbbbrasilia | Tiktok/@ccbbcultura | YouTube/ Bancodobrasil