Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, itinerância da 36ª Bienal com curadoria de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, e (RE)INVENÇÃO, itinerância da participação brasileira na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza, ocupam o museu ao mesmo tempo em Brasília
Por meio de uma parceria com o Sesc DF e com aSecretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, o Museu Nacional da República, em Brasília, recebe simultaneamente duas mostras produzidas pela Fundação Bienal de São Paulo. Com abertura no dia 9 de abril e visitação de 10 de abril a 31 de maio, o museu acolhe Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, itinerância da 36ª Bienal de São Paulo com curadoria de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e cocuradoria de André Pitol, e (RE)INVENÇÃO, itinerância da participação brasileira na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza – La Biennale di Venezia, com curadoria de Luciana Saboia, Eder Alencar e Matheus Seco, integrantes do Plano Coletivo. O programa educativo de ambas as exposições, com suas práticas de mediação e visitas em grupo, é apresentado pelo Sesc DF.
Projetado por Oscar Niemeyer, o Museu Nacional da República compartilha com o Pavilhão Matarazzo, sede da Fundação Bienal de São Paulo, também de autoria de Niemeyer, uma mesma genealogia arquitetônica. O diálogo entre as obras e esse território vocacionado para o encontro entre arte e público intensifica-se quando dois projetos da Fundação ocupam o museu ao mesmo tempo.
Para Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, ter duas mostras da Fundação Bienal ocupando o Museu Nacional da República ao mesmo tempo trata-se de “um gesto que reflete um entendimento de que o trabalho não se encerra no Pavilhão Ciccillo Matarazzo nem no Pavilhão do Brasil em Veneza; ele continua a se desdobrar quando chega a outros públicos, em outros contextos. A 36ª Bienal de São Paulo e a exposição (Ré)INVENÇÃO são projetos distintos, mas compartilham uma mesma pergunta: como a arte e arquitetura podem ser instrumentos de leitura do mundo e de construção de futuros possíveis.
Brasília, com sua própria história de utopia construída, é um lugar particularmente potente para receber essas duas perguntas”, reflete.
O Museu Nacional da República recebe, pela terceira vez, um recorte da maior exposição de arte contemporânea do hemisfério Sul. A itinerância em Brasília conta com curadoria assinada
(RE)INVENÇÃO – Participação brasileira na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale do Venezia
Também a partir de 10 de abril, o Museu Nacional da República recebe a itinerância de
(RE)INVENÇÃO, exposição que representou o Brasil na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2025, com curadoria dos arquitetos Luciana Saboia, Eder Alencar e Matheus Seco, do grupo Plano Coletivo. Trata-se da primeira vez que uma participação brasileira na Bienal de Veneza de Arquitetura realiza uma itinerância no Brasil. Assim como a itinerância da 36ª Bienal, a exposição é apresentada com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.
(RE)INVENÇÃO propõe um debate sobre tradição e inventividade a partir do existente, partindo da premissa de ressignificação da noção de infraestrutura como modo de habitar e como sistema: um todo organizado que compõe suas partes na busca por equilíbrio entre cultura e natureza. A coexistência presente na ancestralidade do território amazônico inspira um olhar.
A exposição se organiza em dois planos. No plano horizontal, uma narrativa cartográfica de mais de 12 mil anos revela como os povos indígenas moldaram as paisagens ao seu redor, criando infraestruturas sofisticadas que integravam conhecimento técnico e estratégias de adaptação ao meio ambiente. No plano vertical curvilíneo, o olhar se volta para doze estratégias oriundas de todas as regiões do país, uma curadoria de pesquisas, processos e práticas em arquitetura que operam na busca por equidade social e equilíbrio ecológico.
Serviço
36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática
Itinerância Brasília – Museu Nacional da República
Bonaventure Soh Bejeng Ndikung cocuradoria: André Pitol
arquitetura: Tiago Guimarães
(RE)INVENÇÃO – Itinerância do Pavilhão do Brasil no Museu Nacional da República
Curadoria: Luciana Saboia, Eder Alencar e Matheus Seco [Plano Coletivo]
Colaboradores: André Velloso, Carolina Pescatori, Cauê Capillé, Daniel Mangabeira, Guilherme Lassance, Henrique
Coutinho, Sérgio Marques [Plano Coletivo] abertura, qui, 9 de abr, 19h visitação, 10 abr – 31 maio 2026
ter a dom, 9h – 18h30
Museu Nacional da República
Setor Cultural Sul, Lote 2, Cep 70070-150
Brasília, DF
Entrada Gratuita
