Festejo final celebra memórias de Taguatinga com filme inédito, apresentações artísticas e reconhecimento a figuras que preservam a identidade da cidade
Só Taguá Tem – O Filme retrata memórias e identidades de Taguatinga, apresentando os patrimônios vivos da cidade mais antiga que Brasília
Realizado no auditório da escola pública CEMTN, o evento tem participações de break dancers, DJs e poetas locais. Também serão servidas comidas tipicamente taguatinguenses
O projeto Só Taguá Tem chega ao seu momento mais simbólico no dia 31 de outubro, quando realiza, no Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte – CEMTN, a estreia oficial do documentário de mesmo nome da iniciativa, promovendo uma homenagem pública a pessoas e iniciativas reconhecidas como patrimônios vivos de Taguatinga. O evento, aberto à comunidade, começa às 17h com intervenções artísticas, ganha a apresentação do filme e a homenagem solene, culminando em um show gratuito de Ellen Oléria, uma das vozes mais potentes da música popular brasileira contemporânea.
Nascida em Brasília e criada entre Ceilândia e Taguatinga, Ellen traz uma trajetória marcada pela mistura de soul, samba, funk, MPB e influências afro-brasileiras. Vencedora da primeira edição do programa The Voice Brasil, a artista se consolidou nacionalmente por sua potência vocal e pela maneira como transforma vivências coletivas em música. No evento, Ellenapresenta um repertório que dialoga com os afetos que tem com a cidade, ganhando participação especial do rapper Visage MC, representante da cena hip hop taguatinguense e um dos personagens retratados no documentário.
A programação tem início com o coletivo BSB Girls e a DJ Janna animando o público que chega para a grande estreia. A solenidade tem apresentação da drag queen taguatinguense Linda Brondi e acontece no auditório da escola, sendo marcada por intervenção da poetisa Waldirene Silva (The Wall) sobre os patrimônios locais em seu começo. Na sequência, acontece a primeira exibição oficial de “Só Taguá Tem – O Filme”, gravado entre julho e agosto de 2025, dirigido por Guilherme Tavares e apresentado pela pesquisadora e roteirista Mariana Regis.
O filme percorre Taguatinga ao longo de dois dias em que Mariana visita locais emblemáticos e conversa com personagens que representam a memória, os ofícios e a criatividade que moldaram e seguem moldando a identidade da cidade. Mais do que inventariar referências, o documentário e todo o projeto ampliam a noção de patrimônio, mostrando que ele não se limita a prédios antigos ou monumentos, mas está presente também nas pessoas, nos ofícios, nos sabores e até mesmo nos movimentos de luta.
Logo após a exibição, tem início a Cerimônia de Homenagem a 25 patrimônios vivos de Taguatinga, um dos momentos centrais do evento. Na primeira fase do Só Taguá Tem, um mapeamento de referências patrimoniais foi realizado junto à comunidade, quando foram apontadas pessoas e instituições que foram insumos para o filme, a cartilha pedagógica criada e a presente homenagem. A homenagem será conduzida pelo presidente do Iphan, Leandro Grass, pelo deputado federal Reginaldo Veras e pela presidenta do Instituto SOMA Cidadania Criativa, Dalva Santos.
A homenagem busca valorizar figuras que marcaram a história de Taguatinga, guardiões de saberes, tradições, lutas, profissões, espaços culturais e formas de viver que pertencem ao imaginário coletivo da região. Entre os laureados, estão a Cantina da Dona Isolina, o Bar do Kareka, a Galeria Olho de Águia, figuras como Chico Simões, Humberto Pedrancini, e outros que se somam. O encerramento da noite é marcado pela apresentação de Ellen Oléria e a cortesia de um buffet tipicamente taguatinguense para o público saborear.
Só Taguá Tem é um projeto realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e o Instituto SOMA Cidadania Criativa, com apoio do gabinete do deputado federal Reginaldo Veras.
SINOPSE DO FILME
Só Taguá Tem – O Filme é um convite a mergulhar em tudo que faz de Taguatinga um lugar único no mundo. A apresentadora Mariana Régis nos leva a conhecer os sabores, saberes e tradições repassados através das gerações na cidade que é mais antiga que Brasília. Nesse solo fértil em criatividade, revelam-se segredos e legados por trás de importantes patrimônios materiais e imateriais locais. Da Vila Mathias à CNF, passando pelo Mercado Sul, Taguaparque, Comercial Norte e Praça do Relógio, o filme retrata uma Taguatinga viva e apaixonada, ecoando as tradições na mesa, na cultura, no comércio popular, nos ofícios e nos hábitos de uma gente guerreira, que cria e recria a cidade todos os dias.
SAIBA MAIS SOBRE O FILME
Em sua jornada, a apresentadora encontra uma referência de sabor na Cantina da Dona Isolina, a resistência do ofício de costura no trabalho de Nen Rocha, há mais de 10 anos no Mercado Sul, e a sabedoria ancestral que pulsa nas feiras da cidade, a partir de uma visita à Feira da Vila Mathias.
Ela nos guia ainda pela força da cultura popular, representada pelo mestre Chico Simões e seus mamulengos, pela memória de ativistas como Cléria Costa, que cresceu no Teatro da Praça e testemunhou a efervescência cultural que moldou gerações, e passa pelo lendário Bar Caixa D’Água, mais conhecido como Bar do Kareka, na CNF, onde se une a três gerações do mercado criativo local: Thiago Henrique, Victor Hugo Soulivier e o próprio Kareka.
O documentário revela também a presença da herança afro-brasileira em Taguatinga, com a história de Vanessa Silva, do Acarajé da Yayá, conecta-se à memória da Revolta das Lavadeiras, passagem fundamental na história da construção da cidade, e volta-se à resistência musical da Discodil, loja de discos em funcionamento desde 1967.
O percurso de Mariana culmina junto à cena do hip hop local, apresentando uma edição especial da Batalha da Fonte, no Taguaparque, contextualizando a importância das batalhas de rima para o patrimônio local, com entrevistas dos MCs Visage e AfroRagga, e a poesia sagaz dos rimadores de Taguatinga.
Serviço: Evento de encerramento do projeto Só Taguá Tem
Dia 31 de outubro de 2025
Horário: 17h às 21h
Local: CEMTN – Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte
Entrada gratuita
Programação:
Abertura com DJ Janna e BSB Girls
Intervenção poética com Waldirene Silva (The Wall)
Exibição oficial do documentário “Só Taguá Tem – O Filme”
Cerimônia de laureamento de 25 patrimônios vivos de Taguatinga
Show Voz e Violão de Ellen Oléria com participação de Visage MC
+ Comidinhas tipicamente taguatinguenses
