Foto: Diego Bresani

No próximo domingo, 03 de agosto, o gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) abrigamais uma edição do Projeto Cartola, uma celebração musical dedicada à obra desse grande mestre do samba brasileiro. A programação começa às 16h, com a show do Regional Choro Livre e convidados, que tem em seucomando o bandolinista Reco do Bandolim. Na sequência,a partir das 17h30, Ellen Oléria entra em cena. Dona de uma das vozes mais potentes da nova música popular brasileira, a vencedora da primeira edição do programa The Voice Brasil, em 2012, rende homenagem a Cartolaque é fonte de constante inspiração para as novas geraçõesde sambistas e artistas negros em geral. Vale lembrar, os ingressos são gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília

Muito mais do que talentosa, Ellen Oléria é uma voz ativa na valorização da cultura negra e LGBTQIAPN+ no Brasile, para Brasília, sua terra natal, ela é orgulho puro. Sua arte abraça a ancestralidade, luta contra o racismo e defende a igualdade com elegância, autenticidade e potência vocal. Com mais de 20 anos de carreira, a artista acumula prêmios em festivais; faz shows em cidades de norte a sul do Brasil; e apresentações em países como Espanha, França, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão e Taiwan, onde conquista plateias com seu estilo musical que transita com naturalidade por gêneros como MPB, samba, funk, soul, bossa nova, hip-hop.

A versatilidade de Ellen estende-se também ao seu ativismo político, como pudemos acompanhar no Estação Plural – talk show da TV Brasil que tratou de pautas de comportamento e temas do universo LGBT, onde elaatuou como apresentadora. Conhecida pelo público por seu timbre cintilante, a soprano dramática Ellen Oléria condensa em sua performance o que o povo brasileiro reconhece como seu, entusiasmo e um sorriso que nunca sai do rosto, iluminando cada canção que canta. Entre seus quatro discos lançados, destaque para Afrofuturista (2016), que mistura ritmos regionais e futuristas; e Re.trato(2022), trabalho mais recente que combina samba, forró, carimbó, afoxé, maracatu a timbres e arranjos contemporâneos, apontando para um encontro urbano de identidades e discurso do protagonismo das comunidades negras no Brasil.

SOBRE O PROJETO

O projeto, de acordo com o plano bianual do Complexo Cultural do Choro de Brasília, prevê ações integradas da Escola Brasileira de Choro e do Clube do Choro de Brasília visando a difusão e renovação da música instrumental brasileira. As atividades incluem ensaios abertos, bolsas de ensino musical, rodas de choro e samba, atividades infantis e shows, sempre com o propósito de resguardar, transmitir conhecimento e fomentar o Choro, gênero seminal da MPB.

O objetivo maior é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2023, ampliando e consolidando o espaço como centro cultural e educacional de referência. O projeto busca também formar público — da infância à terceira idade —, promover o intercâmbio entre artistas e fortalecer a vocação natural de Brasília como capital da música instrumental, revelando novos talentos em nível nacional e internacional.

Serviço:

Projeto Cartola

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Local: Gramado do CCBB Brasília  

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul  

Dia: 03 de agosto

Horário: 16h às 18h30 – quinzenalmente, aos domingos, no CCBB

Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.

Classificação indicativa: Livre  

CCBB Brasília   

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h   

E-mail: ccbbdf@bb.com.br    

Fone: (61) 3108-7600   

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   

Site/ bb.com.br/cultura   

Facebook/ @ccbb.brasilia   

Instagram/ @ccbbbrasilia   

YouTube/ bancodobrasil   

TikTok/@ccbbcultura