Live será transmitida diretamente da Casa Afrolatinas (Varjão), dia 21 de abril, às 20h, e será apresentada pelas/es/os artistas Alice Bombom, Mel Mesquita, Moara, Odrus e Tatiana Elizabeth

Programação conta com apresentações da percussionista Larissa Umaytá, do cantor e compositor Gui Campos, do violeiro Claudinho da Viola, dos artistas digitais Laiooo e Ramon Duarte e do coletivo performático Casa de Onijá

Edital teve 850 inscritos e se projeta como apoio emergencial a artistas, pagando cachês de R$ 1200 cada, em meio à uma das maiores crises enfrentadas no último século.

Com a proposta de entender que Distrito Federal queremos ver em 2060 – quando Brasília completa 100 anos – o projeto #BSB2060 se apresentou como edital de seleção de propostas criativas para compor um Repositório de Sonhos de futuro para a cidade. Entre 20 de fevereiro e 21 de março, artistas e criadores do DF foram estimulados a criar obras originais que pensassem o DF centenário em termos de equidades. Ao todo, 850 criadores do DF se inscreveram para as 175 vagas do Repositório, onde cada selecionado recebe cachê de R$1200. 

Em 21 de abril, data em que estaríamos na Esplanada dos Ministérios celebrando o Aniversário de Brasília não fosse a pandemia, #BSB2060 apresenta uma live comemorativa, com a divulgação dos selecionados e apresentação de artistas do DF. Nosso time diverso de apresentadores é composto pela drag queen Alice Bombom, a performer trans Mel Mesquita, a cantora Moara, o grafiteiro Odrus e a tradutora para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Tatiana Elizabeth, que tem a missão de apresentar os 175 projetos selecionados pelo time de curadores, composto por criadores de diversos territórios e representações do DF. São eles: Alê Capone, Alessandra Terribili, Higo Melo, Hony Sobrinho, Laura Diniz, Lélia de Castro, Luana Miguel, Luna Moreno, Mona Louise e Ruth Venceremos. 

Na programação artística da noite, #BSB2060 escalou seis artistas que apresentam olhares de equidade para o futuro DF em suas obras. Teremos, então, apresentações musicais da percussionista Larissa Umaytá, do cantor e compositor Gui Campos e do violeiro Claudinho da Viola, além das exibições da vídeo-performance “O DF que queremos II”, do coletivo Casa de Onijá, e das obras digitais “Manifesto Afrofuturista”, de AMONRÁ, e “Equidade em Movimento” de Laiooo. O acesso à live é gratuito no link. Após a live, o resultado completo será divulgado no site bsb2060.com.  

#BSB2060 é um projeto realizado pela Associação Traços, em parceria com a Griô Produções, e tem fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e do Governo do Distrito Federal. E se o projeto pensa o amanhã em termos de equidade, o perfil dos 850 criadores inscritos prova que os artistas do DF já projetam esse futuro, a começar pela representatividade das RAs, já que 84,1% dos inscritos residem fora do Plano Piloto e estão distribuídos entre 32 cidades. Sabemos também que 62,6% dos inscritos são pretos ou pardos, e que 41,4% são LGBTQIA+, o que transparece o olhar diverso do projeto ante a comunidade criativa do DF.

E depois do dia 21 de abril?

A lista de selecionados sai no dia 21 de abril, mas os conteúdos não serão lançados de uma vez só. Semanalmente às quartas-feiras, divulgaremos 30 novas obras em nosso Repositório de Sonhos, plataforma de vídeo sob-demanda do projeto, que terá todos os conteúdos lançados até o dia 21 de maio (contemplando cinco quartas-feiras com 30 produtos lançados em cada, e uma ação final do projeto, no dia 21, com apresentação de 25 produtos). 

SERVIÇO – LIVE DE CELEBRAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA E DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS NO #BSB2060

Data e Hora: 21 de abril, às 20h

Onde: https://www.youtube.com/channel/UCaPqgmZerGbVdWsquiTixdw

Repositório de sonhos/Site: www.bsb2060.com 

Redes sociais:

Instagram.com/bsb_2060
Twitter.com/bsb_2060

Tiktok: @bsb2060