O cantor e compositor baiano Mateus Aleluia faz o pré-lançamento do álbum “Fogueira Doce” nos dias 5 e 6 de abril, na CAIXA Cultural Brasília. Na apresentação, o artista estará acompanhado do músico brasiliense Vinícius de Oliveira, Mateus Aleluia mostra “Eu vi Obatalá”, “Ogum Akorô” e “Convênio no Orum”, entre outras canções do trabalho mais recente em formado de voz, violão e percussão.
Eleito o terceiro melhor disco do ano de 2017 pelo site “Melhores da Música Brasileira”, “Fogueira Doce” é o segundo disco solo do artista. Passeando entre temas da cultura afro-brasileira, do candomblé, da filosofia e do amor, Mateus cria suas composições assentadas no afro-barroco, conceito defendido e desenvolvido pelo artista.
Produzido por Alê Siqueira, o álbum foi lançado apenas no Rio de Janeiro, no início de 2017. O trabalho segue inédito no restante do país.

Na passagem pela capital, em 5 de abril, o artista também lança o livro “Nós, os Tincoãs”.
A publicação – já lançada em Salvador e em São Paulo – conta a história do grupo baiano que, nos anos 1970, levou as tradições africanas e afro-brasileiras para a música popular brasileira. Além de fotos, críticas musicais, matérias de arquivo e biografia dos integrantes, o livro tem encartado três discos remasterizados que, antes desse projeto, só existiam em LP: “Os Tincoãs” (1973), “O africanto dos Tincoãs” (1975) e “Os Tincoãs” (1977).
Com curadoria e direção de arte de Gringo Cardia, “Nós, os Tincoãs” tem textos de Capinam, Martinho da Vila, Criolo, Emicida, Marcus Preto e Adelzon Alves, entre outros.

Mateus Aleluia
Nascido em Cachoeira (BA), Mateus Aleluia é o único integrante do grupo Os Tincoãs ainda vivo. Herdeiros da diversidade cultural do Recôncavo Baiano, Os Tincoãs mesclaram as tradições da região com boleros, arranjos vocais e sambas canções. Atualmente, o trabalho do artista combina as influências da música da Bahia com a produção feita em Angola, país onde morou por 20 anos.
Cantor, compositor, pesquisador, violonista e percussionista, Mateus viu suas composições gravadas nas vozes de Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Thalma de Freitas e João Gilberto, entre outros.

Os Tincoãs
Formado por Dadinho, Heraldo e Erivaldo, Os Tincoãs lançaram o primeiro disco, “Meu último bolero”, em 1961. Três anos depois, Mateus Aleluia substituiu Erivaldo no trio e partir daí o grupo traçou um novo perfil musical.
Os integrantes – todos nascidos em Cachoeira, cidade do recôncavo baiano – produziram um som afro-barroco com influências de sambas de roda, dos ritmos do candomblé e da música sacro católica.
Na trajetória do trio: cinco LPs, quatro compactos e algumas participações especiais.

Serviço:
Pré-lançamento do álbum “Fogueira Doce” com Mateus Aleluia e Lançamento do livro “Nós, Os Tincoãs”
Dias 5 e 6 de abril, às 20h, na CAIXA Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4).
Ingressos: R$ 20 e 10 (meia-entrada para estudantes, professores, maiores de 60 anos, funcionários e clientes CAIXA). Vendas a partir do dia 31 de março.
Bilheteria: De terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.
Informações: 3206-6456.
Classificação indicativa livre.