1442977629

Fotos: Júnior Aragão

O 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro encerrou sua programação na última  terça-feira (22), com a noite de premiação.
Foram 47 prêmios distribuídos pela votação do Júri Oficial e Júri Popular, entre as Mostra Competitiva, Troféu Câmara Legislativa do DF, Prêmio ABCV-Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo, Prêmio Canal Brasil, Prêmio Exibição TV Brasil, Prêmio ABRACCINE – O Prêmio da Crítica, Prêmio Marco Antônio Guimarães e Prêmio Saruê.
O grande ganhador da noite foi ‘Big Jato’, do diretor pernambucano Cláudio Assis, que arrebatou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator-Matheus Nachtergaele, Melhor Atriz-Marcelia Cartaxo, Melhor Roteiro- Hilton Lacerda e Ana Carolina Francisco e Melhor Trilha Sonora-DJ Dolores.

Foto: Júnior Aragão

BIG JATO

1443038750

Melhor atriz-Marcelia Cartaxo

O longa-metragem de ficção ‘Para Minha Amada Morta’ levou os prêmios de Melhor Direção-Aly Muritiba, Melhor Ator Coadjuvante-Lourinelson Vladmir, Melhor Atriz Coadjuvante-Giuly Biancato, Melhor Fotografia-Pablo Baião, Melhor Direção de Arte – Monica Palazzo e Melhor Montagem-João Menna Barreto.

1443038720

O francês Jean-Claude Bernadet levou o Prêmio Especial do Júri pelo longa ‘Fome’ e Claudio Gonçalves e Flávio Bessa como Melhor Som, também por ‘Fome’ de Cristiano Burlan.
A produção local teve destaque nas mostras, tanto em atuações, direção e equipe, quanto em locações e temas. O curta-metragem ‘Afonso é uma Brazza’ dos brasilienses Naji Sidki e James Gama recebeu os prêmios de Melhor Filme de Curta ou Média Metragem, por votação do Júri Popular e Melhor Montagem. O curta-metragem é um mini-documentário, com imagens e depoimentos do bombeiro-diretor que dirigiu e produziu oito filmes ao longo de sua carreira. Foi um dos mais expressivos cineastas de sua geração e teve sua trajetória retratada no filme de maneira divertida e saudosista.
‘O Outro lado do Paraíso’ de André Ristum, apresentado na Mostra Brasília, ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som, Melhor Captação de som, pelo Troféu Câmara Legislativa. Apresentado recentemente no Festival de Gramado onde levou o Kikito de Melhor Filme pelo Júri Popular, o filme ambientado em Brasília e Taguatinga, é visto pelo olhar sensível de Nando-Davi Galdeano, um garoto de 12 anos. Nando acompanha os sonhos do pai Antônio-Du Moscovis, em sua busca pelo paraíso, o lugar ideal. Os anos 60, a mudança de Minas Gerais para a capital federal ainda em construção, os movimentos políticos e a ditadura pela visão do menino e suas experiências. No elenco, Du Moscovis, Camila Márdila-ganhadora de Melhor Atriz em Sundance, Jonas Bloch, Murilo Grossi, Adriana Lódi, Bidô Galvão e grande elenco.

1443038368

O diretor André Ristum

O documentário ‘Santoro – o Homem e sua Música’, de John Howard Szerman, sobre a vida do maestro, músico e compositor Cláudio Santoro, recebeu importantes prêmios.Entre eles, Prêmio exibição TV Brasil e Prêmio Marco Antônio Guimarães, conferido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro para o filme que destaca o uso de material de arquivo e de pesquisa cinematográfica.
Cláudio Santoro é considerado ao lado de Carlos Gomes e Villa Lobos, um dos músicos eruditos mais importantes do país. No documentário mostra algumas apresentações Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ), ONTCS-Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (DF), Filarmônica de Minas Gerais, Amazonas Filarmônica, Camerata do Brasil (BSB) e Camerata Aberta (SP).

1443038349

Gisele Santoro

ht2_728x90-exib