Isabela Jangoux, aluna do quarto ano do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, pioneira nos estudos acadêmicos da área, foi premiada com o ensaio fotográfico sobre a resistência de mulheres negras por meio das tranças nos cabelos. O resultado do trabalho foi apresentado durante o Fórum Moda 2018.

O projeto teve como norte a crítica ao padrão de beleza europeu, mesmo em um país como o Brasil, que é miscigenado. Nesse cenário, o cabelo se torna símbolo de resistência, luta e tradição, representados pelas tranças. O ato de trançar é ensinado na infância para toda menina negra e a arte é passada de geração a geração. Além de que possibilita a diversidade de penteados, que escolhidos a dedo por Isabela Jangoux, fazem referência às tribos africanas.

A intensão da aluna foi trazer o protagonismo para as mulheres negras por meio da fotografia, para que elas se vejam como parte da história de maneira positiva e também como personagem principal. Além disso, a ideia foi registrar a tradição a fim de mantê-la viva.