cantoras

As Cantoras Tiê, Ju Moraes e Monique Kessous

Durante cinco dias, a imensa área de 35 mil metros quadrados do Pavilhão Expobrasília do Parque da Cidade acolherá a mais nova edição da grande festa anual do artesão brasileiro. É o 8º Salão Do Artesanato. A iniciativa tem o trunfo de ser o único evento realizado em Brasília a contar com apoio e participação do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, o que garante a presença de artesãos de todo o País. O 8º SALÃO DO ARTESANATO acontece de 4 a 8 de novembro, de quarta a sexta, das 16h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h. Entrada franca.
O SALÃO DO ARTESANATO foi concebido para ser um espaço destinado à difusão e ao intercâmbio de diferentes culturas, à comercialização de produtos artesanais e à troca de conhecimentos. Nos cinco dias do evento, o público tem oportunidade de conhecer peças criadas com distintos materiais e técnicas, como cerâmica, madeira, fibras naturais, tecidos, materiais reciclados, vidro e muito mais. O artesanato brasileiro está entre os mais ricos do mundo e garante o sustento de famílias e até de comunidades inteiras.
Este ano, o SALÃO DO ARTESANATO vem com mais de 200 estandes e trabalhos de cerca de 1.500 artesãos de todos os cantos do Brasil. Através do PAB, estão garantidas presenças de artistas de 20 estados brasileiros – Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Cada estande apresentará o trabalho de artesãos e/ou cooperativas, compondo um amplo painel da diversidade, da qualidade e da sofisticação do artesanato brasileiro. Como destaque, o estado da Paraíba, homenageado do ano pelo evento, que terá um estande especial. Também na área do PAB, haverá um espaço para a venda de produtos alimentícios típicos, com a participação de sete estados e três praças onde mestres artesãos demonstrarão ao vivo como fazem seu trabalho.
Todas as regiões brasileiras estarão representadas através de alguns de seus mais celebrados produtos. De Minas serão peças em cerâmica, bordados e cachaças; do Nordeste virão rendas, bordados e bolsas de couro; de outros estados do Sudeste, tapetes, peças de crochê e assim por diante. Como participação especial, estandes de países como Índia, Indonésia, Síria, Senegal e Turquia e além da deliciosa paleta mexicana.

DESTAQUES

ATELIÊ DO ARTESÃO – A cada ano o evento dá destaque a um artesão do DF, que tem um espaço dedicado a mostrar suas técnicas, expor e comercializar suas peças e ainda oferecer oficinas para o público visitante. Nesta edição, o convidado é Tião Piauí, conhecido dos brasilienses pelo trabalho que desenvolve de cestarias, móveis  e mandalas confeccionadas em madeira, capim de Taboa e Carnaúba e Palha da Costa – a matéria-prima é enviada por uma cooperativa do Piauí, formada por 64 famílias.

OFICINAS – Serão coordenadas pelo SESC-DF, que oferecerá diariamente aulas de variadas técnicas e materiais para o público visitante.  De maneira simples e com poucos recursos será possível até para leigos aprender a fazer enfeites, bijouterias, acessórios e utilitários de forma divertida e prática.

SHOWS – Quatro grandes shows, realizados nas noites de quarta, quinta, sexta e sábado, trarão o talento da cantora e compositora paulista Tiê, da sambista baiana Ju Moraes, da cantora e compositora carioca Monique Kessous e do cantor e compositor maranhense/brasiliense Fellipe Salles. Os shows começam sempre às 21h.

ESPAÇO GOURMET – Uma das novidades do evento este ano é uma área cenográfica com a participação de cachaçarias, vinícolas e docerias. Neste espaço estarão as cachaçarias Água Doce e Sagatiba, os espumante e sucos da Casa Valduga, risoteria e doces gourmets.

PROJETO ROME CIDADANIA – Consciente de sua responsabilidade social, a Rome Eventos todos os anos monta espaços destinados a entidades sociais que tem no artesanato uma forma de terapia ocupacional e também de geração de renda. Essas entidades recebem os espaços montados com toda a estrutura necessária para expor e comercializar seus produtos, além de poder divulgar ao público as ações que desenvolvem. Este ano participarão o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, a ONG Concretamente Brasília e a ONG Vida Positiva.

HOMENAGEM À PARAÍBA

Marcada pela tradição e a criatividade da cultura popular, a produção artesanal paraibana ganhará destaque no 8º SALÃO DO ARTESANATO. Trabalhos de artesãos de vários municípios paraibanos serão representados nas tipologias cerâmica, couro, madeira, fibra, renda renascença, tecelagem, fios, metal e o algodão natural colorido genuinamente paraibano.

Estarão presentes, no estande da Paraíba, os mestres paraibanos Antônia Mendonça (labirinteira), Sérgio Teófilo (quilombola da argila negra) e Lindalva Maria Andrade Nery (das tradicionais bruxinhas de pano).

Além do artesanato, também serão expostos acessórios, roupas e a gastronomia como a cachaça e a cocada na quenga. A participação da equipe paraibana faz parte do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), coordenado pela gestora pública Lu Maia. O estande da Paraíba prevê gerar um volume de negócios, entre vendas e encomendas, de aproximadamente R$ 20 mil. A participação da Paraíba, como estado homenageado, é uma realização do Governo da Paraíba e conta com apoio do SEBRAE PB e da Rome Eventos.

SHOWS MUSICAIS

PROGRAMAÇÃO

DIA 4\11 – Tiê

DIA 5\11 – Ju Moraes

DIA 6\11 – Monique Kessous

DIA 7\11 – Fellipe Salles

SERVIÇO
Data: 4 a 8 de novembro de 2015
Local: Pavilhão Expobrasília do Parque da Cidade
Horário: de quarta a sexta, das 16h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h
ENTRADA FRANCA
 Mais informações:  www.salaodoartesanato.com.br
www.rome.com.br