A companhia de Teatro Negro de Praga, do renomado diretor Jiří Srnec, volta ao Brasil depois de 20 anos da última turnê. Inicialmente, havia sido destinada apenas uma sessão do espetáculo “Antologia – O Melhor do Teatro Negro”, mas devido à grande procura, a produção do evento abriu nova apresentação, ficando o público com duas opções para assistir à performance em 8 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulyssses Guimarães: 19h e 21h30. A atração, voltada para toda a família, já excursionou por 68 países e, no Brasil, passará por cinco cidades.

O Teatro Negro tradicional tem suas origens na China, onde as comédias eram apresentadas na forma de telas de projeção à luz de velas. Já a partir dos anos 50, o Teatro Negro se modernizou com o uso de novas tecnologias multimídia (projeção cinematográfica, som, iluminação, luz negra) combinando teatro tradicional com mímica, dança e circo. Em meio a essa modernização, o Teatro Negro se tornou popular na Tchecoslováquia através do trabalho de Jiří Srnec, que assinou espetáculos populares como o “Circo Encantado da Lanterna Mágica”, encenado mais de seis mil dob sua direção.

 O teatro da luz negra, inovação importante desta técnica, foi criado pelo fundador e diretor artístico da companhia Jiří Srnec. Baseando-se na exploração criativa de um truque simples, o chamado “armário negro”, os atores manipulam adereços. Vestidos de preto, não podem ser vistos contra o fundo preto do ponto de vista dos espectadores. Como resultado, os adereços e todos os outros objetos acabam ganhando “vida própria”.

O espetáculo
“Antologia – O melhor do Teatro Negro” é uma retrospectiva das melhores cenas dos mais de 50 anos da Companhia de Teatro Negro de Jiri Srnec. A apresentação não verbal retorna aos primórdios do estilo teatral, explorando o humor e valorizando as qualidades da natureza humana. O Teatro Negro conduz o público a uma viagem pela  magia, emoção, imaginação e sonho por meio da dança e da habilidade do teatro de luz negra.

 Jiří Srnec – o director
O diretor é considerado um dos pais do Teatro Negro e é reconhecido, mundialmente, por seu trabalho. Em 2011, Jiří Srnec foi premiado com a Medalha de Mérito no campo da cultura e arte. No ano de 2014 ganhou o prêmio cultural europeu Trebbia para atividade criativa. Mais recentenmente, em 2018, recebeu o Prêmio Thalia por sua extraordinária contribuição artística para a República Tcheca.
O teatro negro de Jiri Srnec já participou de 77 festivais internacionais de teatro e realizou mais de 250 excursões internacionais em mais de 68 países. O TeatroNegro de Praga tornou-se uma das melhores companhias de teatro da Europa.

SERVIÇO
ANTOLOGIA – O ORIGINAL TEATRO NEGRO DE PRAGA
Data: 08/02/2019
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto
Horário do evento: 19h e 21h30
Abertura dos portões: 21h
Classificação etária: Livre

INGRESSOS:

SETOR VALOR MEIA ENTRADA*
Setor Especial R$90,00
Setor VIP R$110,00

*Valores referente à meia entrada e sujeito à alteração sem prévio aviso.
– Meia-entrada: estudantes, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública e funcionários públicos.

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Loja Eventim – Brasília Shopping
SCN Quadra 5, Bloco A, 2º Subsolo Brasília Shopping
Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingos e Feriados das 14h às 20h

MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS
Confira em https://www.eventim.com.br/meia-entrada as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.