Karyna Spinelli

O festival  ‘São Batuque’ 2014, que acontece entre os dias 11 e 16 de novembro,  traz o ritmo dos tambores ao Distrito Federal. O projeto ocupa diversos espaços e regiões administrativas da cidade e conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares e patrocínio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e da Petrobras. Com oficinas que celebram e apresentam a técnica dos tambores, confirmadas em quatro terreiros de cultura popular e cultura afro do DF, além de dois dias de shows com entrada franca na Praça dos Orixás, na Orla do Lago Paranoá.
A proposta curatorial do São Batuque 2014 foi ao encontro de artistas e mestres de manifestações culturais exemplares da cultura brasileira com foco nas culturas de terreiro: o samba de terreiro – pisado e de roda, o coco de xambá e o afoxé, sempre com extremo respeito aos ilús, atabaques, alfaias e tambores.
Os locais selecionados para a edição 2014 foram: Sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (Asa Sul), Sede dos Filhos de Dona Maria – Balaio Café (Asa Norte), Ilê Axé Oyá Bagan (Núcleo Rural do Córrego do Tamanduá) e Templo Espiritual Rosa Branca (Samambaia).

Oficinas

O São Batuque 2014 traz oficinas de percussão dedicadas aos terreiros do Brasil. Quatro terreiros da cultura afro e popular do DF receberão artistas de dança e percussão tradicionais de diversas tradições afro-brasileiras para uma vivência carregada de histórias que muito dizem sobre o nosso povo. Dentre as oficinas programadas, participam do festival, Nego Henrique, ex-percussionista do Cordel do Fogo Encantado, Fabiano Santos, batuqueiro do Afoxé Alafin Oyó e o grupo Bongar, da Nação Xambá. Estes mestres circularão pelos espaços de manifestações populares, deixando um pouco de sua experiência no batuque nesses locais de preservação da cultura afro-brasileira. As oficinas têm como objetivo elucidar a complexidade técnica do toque de tambores nos espaços da cultura afro e da cultura popular brasileiras, trazendo grandes mestres a Brasília, para o compartilhamento da estética dos terreiros musicais.

PROGRAMAÇÃO

Dias 11 e 12 de novembro (das 9h às 12h)
Oficina de Percussão com Alafin Oyó
Local: Sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro

Oficina de Percussão com Nego Henrique
Local: Templo Espiritual Rosa Branca (Umbanda)
Das 19h às 22h

Dias 13 e 14 de novembro (de 16h às 19h)
Oficina de Coco Xambá Bongar
Local: Balaio Café com os Filhos de Dona Maria

Dia 14 de novembro (das 19h às 22h)
Oficina de Percussão com Alafin Oyó
Local: Ilê Axé Oyá Bagan

Ilê Axê Oyá Bagan- Foto: Luiz Alves

Ilê Axê Oyá Bagan- Foto: Luiz Alves

Dia 15 de novembro – Sábado
Local: Praça dos Orixás
16h – Côco de Xambá Bongar (PE)
17h – Filhos de Dona Maria (DF)
18h – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF)
19h – Canto Negro (PE)

Dia 16 de novembro – Domingo
Local: Praça dos Orixás
15h – Encontro de Batuqueiros (PE/DF)
16h – Ilê Axé Oyá Bagan (DF)
17h – Alafin Oyó (PE)
18h – Encontro de Capoeira Angola Nzinga e Nzambi (DF)
19h – Karynna Spinelli (PE)

Serviço:
Festival São Batuque 2014
De 11 a 16/11 (terça a domingo)
Entrada Franca
Classificação livre.