O músico e pesquisador Roberto Corrêa lança o livro Viola caipira: das práticas populares à escritura da arte, da editora Viola Corrêa. Na ocasião, Roberto apresenta um breve recital comentado no qual ilustra com músicas os principais aspectos do percurso recente da viola, seguindo a narrativa que desenvolve no livro, além de sessão de autógrafos. O lançamento tem entrada gratuita e acontece no Teatro de Bolso – Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.

Um dos mais importantes nomes da viola no Brasil, com uma trajetória de 40 anos dedicados à viola, Roberto Corrêa mostra nesta publicação sua pesquisa de doutoramento na área de Musicologia da USP. Defendida em 2014, no Programa de Música da universidade, o livro trata do que o autor chama de ‘avivamento’ do instrumento, com uma série de acontecimentos que movimentaram artistas, produtores, plateias, pesquisadores, mídia, luthiers, desenhando uma nova cena para a viola, sobretudo a partir da década de 1960.

O autor contempla em sua trajetória os três principais ofícios da música: a composição (poíesis), a interpretação e execução (práxis) e a musicologia (theoria). No livro, Corrêa discorre sobre temas que sempre estiveram presentes em sua prática musical.

“O nosso objetivo é mostrar o percurso da viola caipira, das práticas musicais populares, incluindo as tradicionais, à escritura da arte, identificando as ações que nortearam sua grande difusão em um movimento cultural que teve início na capital do estado de São Paulo e se alastrou por todo o país”, conta o autor na Introdução da obra, que conta no total com sete capítulos.

“Não há nada mais desconhecido no Brasil do que o próprio Brasil. A pesquisa, estudo, ensino e difusão da viola podem ser vistas como possíveis antídotos, entre outros, para o nosso auto-desconhecimento. Neste livro, Roberto Corrêa contribui para esse objetivo, fortalecendo um dos maiores ícones da cultura popular brasileira e demonstrando quão grande e aberto é o caminho para sua compreensão e integração à vida contemporânea”.

O novo trabalho de Roberto mostra que a viola, em suas diversas facetas, continua sua história, dinâmica e viva, pelos rincões do Brasil. Em um texto generoso, Corrêa divide com o leitor suas informações e análises. Nele, o autor puxa ‘o fio da meada’ para desenhar os contornos deste movimento que ele também ajudou a construir.

SOBRE ROBERTO CORRÊA

Instrumentista virtuoso, Roberto Corrêa é um dos pioneiros na recente expansão do uso da viola caipira no Brasil. Seus trabalhos, além de expressão de sua arte, apontam novos caminhos para seu instrumento.

Por mais de quatro décadas o autor se dedica à viola caipira contemplando os três fundamentos essenciais do ofício da música: a composição, a interpretação e a pesquisa musicológica.

Um dos mais importantes nomes da viola no Brasil, Corrêa lançou 19 discos e três livros. Realizou recitais em importantes espaços internacionais como o Konzerthaus (Viena), Beijing Concert Hall (Pequim) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim). É doutor em musicologia pela ECA/USP. É comendador da Ordem do Mérito Cultural.

Serviço:
Lançamento livro Viola Caipira: das práticas populares à escritura da arte, de Roberto Corrêa
Dia 23/05 (quinta-feira), a partir de 20h
Local: Teatro de Bolso – Espaço Cultural Renato Russo 508 sul – Brasília
Entrada franca.
Duração: 90 minutos.
Classificação Livre.