Literatura, filosofia, dança, vídeo, performance. Tudo junto e misturado. Mesclar arte e tecnologia é a ideia do projeto Entrecruzados. Após estrear na internet com esta salada cultural, a produção ganhará os palcos da capital federal no sábado, dia 1º de setembro. A sessão única acontecerá às 19h, no Centro de Dança do Distrito Federal (SAN Quadra 1). A entrada é franca. Classificação livre para todos os públicos.
As artes falam entre si, se comungam e se complementam. Não à toa, obras de arte banham-se na literatura, na música, na dança e em outras vertentes artísticas para dar seu recado final. Foi pensando nesta mistura, no avanço tecnológico e na inserção cada vez mais crescente da internet, que já há tempos se mescla com as artes, que as artistas Laura Virgínia e Luísa Lemos idealizaram o projeto Entrecruzados.
Como o nome sugere, Entrecruzados nasce do encontro entre as artes e a tecnologia. Resultado: a produção deu origem a uma série de ensaios virtuais e agora passará pela cidade do Rio de Janeiro e por Brasília.
“Escolhemos representantes de cada uma das artes para entrar neste projeto. Terá um escritor e um filósofo que vão interferir ao vivo nas nossas performances. Assim como também dançaremos o que eles estão falando e escrevendo. E a cinegrafista performer Luísa Lemos nos acompanhará, gravando tudo ao vivo. É uma conexão”, destaca uma das idealizadoras do projeto, Laura Virgínia.
Os ensaios virtuais podem ser conferidos em: www.entrecruzados.com.br.
 Além de Laura, que desta vez dançará ao vivo,a dança terá como representante de Brasília a coreógrafa Soraia Silva e, do Rio de Janeiro, a artista Mariana Pimentel.Juntas, elas realizarão solos baseados nos conceitos do transcontinental e do estrangeirismo, além de fazerem performances espelhadas em elementos da natureza.
Já à frente das fotos e vídeos estará a brasiliense Luísa Lemos, outra idealizadora do projeto. Interferindo nas imagens e gestos poéticos, o filósofo Hilan Bensusan deixará suas conotações e percepções sobre as performances em improvisos baseados no que ele vê e sente.

Entrecruzados contará ainda com a participação especial do escritor português Gonçalo M. Tavares. Ele virá de Lisboa para participar do projeto. Como contribuição,Tavares trará para a interação artística o livro O Atlas do Corpo e da Imaginação, de sua autoria. Junto com Hilan, o escritor participará, ainda, de uma coreografia do discurso. “O Hilan vai filosofar em um microfone. Já Gonçalo estará com a tela do computador projetada, escrevendo. As falas e as letras de ambos abrem possibilidades de interferência e entrecruzamentos na ação dançada. E vice-versa, já que a dança também vai sendo delineada a partir da interferência deles”, explica Laura Virgínia.

Entrecruzados é uma realização da Secretaria de Cultura do Distrito Federal com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura. 

Gonçalo M. Tavares em palestra gratuita na UnB
Aproveitando o momento e sua presença no Entrecruzados, o escritor português Gonçalo M. Tavares fará uma palestra na Universidade de Brasília (L4 Norte) na sexta-feira, dia 31 de agosto, às 14h, no auditório da BSA. A entrada é franca.

Na palestra, uma oportunidade única para os fãs de literatura e do trabalho do autor, Tavares abordará seu livroAtlas do Corpo e da Imaginação, uma das fontes de pesquisa do projeto Entrecruzados. A obra foi constituída ao redor de quatro eixos que se entrelaçam. O Corpo no MundoO Corpo no CorpoO Corpo no Método e o Corpo na Imaginação. “O Atlas possui a intenção de deixar o corpo aberto à imaginação criativa do leitor”, explica Laura Virgínia.

Serviço
Entrecruzados
1º de setembro
Local: Centro de Dança do DF (SAN Quadra 1)
Horário: 19h
Entrada franca
Informações: www.entrecruzados.com.br
Classificação livre

 Palestra com Gonçalo M. Tavares
Local:  Universidade de Brasília (L4 Norte), no auditório da BSA
Data:  Sexta-feira, dia 31 de agosto
Horário: às 14h.