Há dez anos, os jardins do CCBB viraram lugar lúdico com o ‘Projeto Casulo’, do artista Darlan Rosa, um espaço de convivência interativo com as obras do escultor.

Obras para tocar, pular, rodar, escalar, viajar. O complexo ganha agora duas novidades que ampliam as possibilidades sensorais. Às quatro peças projetadas em 2008 para dar vida ao parque de esculturas interativas, somam-se agora sete novas peças projetas para as famílias com crianças pequenas.

A nova etapa será inaugurada no sábado, 19 de maio, às 10h, com oficina para bebês e contação de história com o artista.

Fotos: Telmo Ximenes

São os “Bancos-Moisés”, desenvolvidos dentro da mesma linha criativa que as quatro primeiras criações do parque escultural – Casulo, Lagarta, Navete e Colméia. “Percebi que as famílias com crianças menores, bebês e pequenos que precisam mais da atenção dos pais, mereciam obras direcionadas a elas.

No Banco-moisés, os adultos podem sentar com os pequenos e colocá-los na cesta interna para brincar ou descansar. Cabe até o bebê-conforto do carro, que pode ser encaixado no espaço interno da peça direto”, explica o escultor, Darlan Rosa.

As novas obras foram construídas em chapas perfuradas de aço carbono. A superfície furada diminui a área do metal, cria um sistema de ventilação e, conseqüentemente, ameniza a temperatura do metal exposto ao sol e a retenção da água da chuva.

A pintura também é usada com o mesmo propósito. A transparência possibilita também efeitos visuais, antes só verificados em esculturas de vidro. Com a iluminação durante a noite, as peças ganham um aspecto virtual.

Além das novas peças distribuídas nos jardins, o Casulo Interativo recebe também o painel lúdico com desenhos de Darlan Rosa batizado “Para brincar com os olhos”. Nele, mora a “lagartista”, uma lagarta que vive a vida a comer bordas de folhas para criar esculturas de todos os tipos.

“Queremos que as crianças soltem a imaginação no painel e inventem suas próprias histórias sobre a lagarta artista”, conta Darlan.

Darlan Rosa, nasceu em Coromandel, MG, em 1947.

Chegou à Brasília em 1967. Produziu e apresentou o Carroussel, um programa infantil de grande sucesso na TV Brasília. Criou personagens e campanhas de comunicação em saúde, como o “Zé Gotinha,” para a erradicação da pólio no Brasil; “Mr Iodine” e a campanha de suplementação de iodo nos países em desenvolvimento (Unicef de Nova Yorque, USA); “Kuia”, a campanha de erradicação da pólio em Angola (OMS de Genebra, Suíça).

Foi professor de Publicidade no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, e de Desenho Industrial na Universidade Federal de de Brasília – UnB

A partir de 1996, dedica-se à criação e produção de esculturas em metal. Em Brasília elas são 46, situadas em espaços públicos, museus, edifícios públicos e privados e centros culturais, como as do Memorial JK, CCBB, Museu da República e Itamaraty.

Outras 32 esculturas estão igualmente instaladas na França, El Salvador, Jordânia, Palestina, Alemanha, Canadá, Cuba e Moçambique.

Serviço:
Casulo Interativo 2018 – Jardins CCBB Brasília
Dia 19/05 (sábado), às 10h
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF
10h – Oficina “Mova-se com seu bebê”
Gratuita – 15 vagas – participação por ordem de chegada
11h – Contação da história “Lagartista”, no painel “Para brincar com os olhos”, com o artista plástico, Darlan Rosa
Tel.: 61 3108-7600
Entrada franca.
Classificação livre.