Tradicional companhia paulista traz para a capital federal três espetáculos que serão apresentados em julho a preços populares (Foto: Nino Resende) 

A companhia paulista PiA FraUs  realiza entre os dias 20 e 22 de julho  cinco apresentações na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul). Os espetáculos ‘O Vaqueiro e o Bicho Froxo’, que já passou pela índia, ‘Círculo das Baleias’ e ‘Bichos do Brasil’ dentro da Mostra Infantil Pia Fraus com patrocínio da Caixa. 

O Vaqueiro e o Bicho Froxo’ conta a história de um vaqueiro que presencia Rosinha, seu grande amor, ser raptada pelo Bicho Frouxo. Para tê-la de volta, ele terá de percorrer um caminho perigoso. O herói será ajudado e perseguido por personagens do universo mítico brasileiro. É quando entram na história o Papa-Figo, Janaína Mãe D’ Água, Miquelina do Jequitinhonha, dentre outros. 

A peça, cheia de brasilidades e encantos, marcou a história da companhia. Sua primeira montagem data de 1984. Nesta nova versão, o folclore brasileiro é mantido e exaltado principalmente nas imagens. 

Círculo das Baleias’  propõe uma viagem ao fundo do mar. As crianças são convidadas a conhecer uma parte do ciclo de vida das baleias Jubarte – a baleia brasileira por excelência – e também as condições necessárias para a sobrevivência destes animais. O objetivo do texto é propor uma reflexão aos pequenos sobre a importância da preservação ambiental e da conservação das águas da costa brasileira.

Na sinopse, está em foco uma pequena baleia de nome Jujuba. Nascida na Bahia, ela conta com a ajuda de Gardel, um simpático pinguim argentino, que a acompanhará em suas aventuras até chegar ao Polo Sul.

 Já ‘Bichos do Brasil’ mostra a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos. Bonecos, música e coreografia criam o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, onde os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber da mesma fonte inspiradora dos mitos populares, esta produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.

Os bonecos são feitos a partir de materiais naturais, cujas formas são estabelecidas por cabaças que ganham tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea aos elementos rústicos. É a retomada da PiA FraUs às suas origens, fundamentada em temas, formas e pensamentos que formaram a companhia.

PiA FraUs 

Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas) surgiu a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características muito particulares, buscando o aprofundamento dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens. A não-linearidade, o pouco uso da palavra, a força nas imagens, a relação boneco-ator são os elementos que caracterizam os trabalhos da PiA FraUs.

Nos seus 35 anos de existência, a companhia produziu dezenas de espetáculos, apresentando-se em 24 países diferentes nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro. Já foram visitados pelo grupo: Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Suécia, Suiça, França, Inglaterra, Escócia, Índia, Timor Leste, Eslovênia, Holanda, Equador, Bélgica, Venezuela, Rússia, República Tcheca e todos os estados brasileiros.

Atualmente, o grupo possui em seu repertório ativo sete espetáculos: ‘Bichos do Brasil’, ‘Círculo das Baleias’, ‘Gigantes de Ar’, ‘Filhotes da Amazônia,’ a remontagem de ‘O Vaqueiro’e o Bicho Froxo’, ‘A Última Árvore’ e ‘Bichos Vermelhos’.

Serviço:
Mostra Infantil PiA FraUs – Teatro da Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul QD 04)
Entrada: R$ 5 (meia-entrada) Informações: 3206-9448. Classificação livre
‘O Vaqueiro e o Bicho Frouxo’
20/07, sexta-feira
Horário: às 14h e às 16h (A sessão das 14h será para ONGs)
‘Círculo das Baleias’
Dia: 21/07, sábado
Horário: às 11h e às 16h
‘Bichos do Brasil’
Dia: 22/07, domingo.
Horário: às 16h