IMG_4448Músicos da França, Brasil, Mali, Madasgacar, China e Argentina vão se encontrar em palcos brasileiros no projeto Orla Mundo, no mês de maio. O artista esteve em Brasília, no último dia 29 e falou um pouco sobre como serão os shows da turnê. “A ideia é mostrar a sonoridade encontrada nessa mistura cultural. Vamos apresentar um diálogo que nasce da vontade de conviver, da vontade de fazer música. São músicos que pensam e fazem música do mundo, e assim ficam felizes. O resto é consequência”, conta Orlando Morais.
No grupo afro-franco-brasileiro, estarão no palco Kassé Madi Diabaté (voz) e os músicos Matthieu Rabaté (bateria), Moussa Koita (percussão), Regis Gizavo (acordeão), o próprio Orlando Morais e ainda Jean Lamoot e Raphael Thuia. Para diversificar o time, também virão ao Brasil Guo Gan, chinês radicado em Paris e continuador da milenar tradição Ehru, e as Irmãs Caronni, argentinas, também radicadas em Paris. De todos os convidados, apenas Regis Gizavo já esteve no Brasil.
Orlando Morais explica que as músicas foram compostas em conjunto, por ele e pelos músicos convidados. “O grande atrativo é que são pessoas que pensam na música como um todo”, afirma o cantor e compositor brasileiro. “Cada um traz a sua verdade, e desse encontro nascem diferentes possibilidades musicais. ”
Os shows do Orla Mundo no Brasil serão gratuitos e com classificação indicativa livre. Serão patrocinados pela Caixa Seguradora por meio de subsídios do Estado, via Ministério da Cultura do Brasil. No Rio de Janeiro, a apresentação na quadra da Portela dará um toque de brasilidade. Em Goiânia, o palco será montado no Teatro Rio Vermelho no Centro de Convenções, que passa por reformas. O público brasiliense terá a oportunidade de ver a apresentação ao ar livre, na Concha Acústica, com participação especial da Orquestra Filarmônica de Brasília. Os ensaios serão realizados em Paris, onde também vai ocorrer uma apresentação no dia 6 de maio.
Sobre Orlando Morais
Compositor, intérprete, instrumentista e arranjador, Orlando Morais criou uma carreira própria, apostando em um caminho fora das gravadoras. Ao longo de mais de 20 anos, construiu uma carreira de renome internacional, principalmente entre o Brasil e a França
Em 2015, foi vencedor do 30.° Prêmio Victoire de la Musique, o Grammy Europeu, de melhor álbum mundial com o CD Riviere Noire. Em 2016, ganhou o prêmio German Record Critics’, uma das mais importantes premiações da Alemanha. Orlando tem composições com mais de 300 artistas do mundo todo.

Serviço
Orla Mundo – turnê 2016
Orlando Morais e convidados internacionais
Dia 11 de maio, às 21h – Quadra da Portela, Rio de Janeiro
Dia 13 de maio, às 21h – Teatro Rio Vermelho no Centro de Convenções, Goiânia
Dia 15 de maio, às 18h – Concha Acústica, Brasília
Ingressos gratuitos. A retirada dos ingressos será por meio de trocas que contemplarão ações sociais e serão divulgadas em breve.