O CEF 11 do Gama recebe, nos dias 5, 7, 12 e 14 de agosto, o projeto Musicalizando na Escola, que promove uma rodada de oficinas para alunos de 11 a 17 anos com o tema “Música para a Vida”.

A iniciativa, que conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF, tem por objetivo aproximar os alunos das técnicas e do processo de concepção da música, percepção de estilos e ritmos, além de propor um contato inicial com partituras e instrumentos.

A iniciativa é conduzida por cinco professores da Escola de Música de Brasília: Eugênio Matos, Daniel Baker, Dani Baggio, George Lacerda e Felipe Pessoa.

Além de aulas de iniciação à teoria musical, os professores também fazem uso de instrumentos como violão, teclado, triângulo, zabumba, pandeiro e chocalho para as aulas práticas, colocando os alunos em contato com conceitos como ritmos, compassos, escalas e notas.

As aulas acontecem em quatro encontros, cada qual com duração de duas horas. A turma conta com cerca de 30 alunos. No primeiro dia, a oficina abrange conhecimento sobre ritmo, pulso, métrica e compasso. No segundo dia, são estudados a melodia, graus de escala e saltos.

No terceiro módulo, a harmonia e funções harmônicas na música. No quarto dia, a performance, unindo os três temas anteriores, apresentando a produção de forma prática com instrumentos e vozes.

A música folclórica nacional também é uma ferramenta para ilustrar e conduzir as atividades. Por meio de exemplos do repertório de clássicos da cultura brasileira, os estudantes podem integrar o conhecimento adquirido nas oficinas com o que podem ouvir no seu cotidiano, com a música que está sendo executada no mercado, tomando contato com a história da produção musical brasileira.

De acordo com o professor Eugênio Matos, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa tem o propósito de envolver o jovem com uma vivência prática e abrangente da música.

“Vamos exercitar a capacidade de compreensão daquilo que os estudantes ouvem de acordo com as técnicas e formatos, um conhecimento mais profundo e lúdico da música, daquilo que ouvem como uma expressão cultural. A ideia é buscar formas de cativar os jovens para conhecer mais, praticar a música e despertar-lhes o interesse para que sigam, se desejarem, os estudos e se dediquem à arte musical. É uma oportunidade de viver o mundo da música de forma mais simples”, explica.

Serviço:
Projeto Musicalizando na Escola
“Oficinas Música para a Vida”
Dias 5, 7, 12 e 14/08
Local: CEF 11 do Gama-St. Sul Q 15 – Gama-DF
Classificação Livre.