salmasoA cantora Mônica Salmaso desembarca em Brasília no dia 11 de julho para apresentar o CD “Corpo de Baile”, concebido em torno de 14 canções compostas em parceria por Guinga e Paulo César Pinheiro, várias inéditas e muitas delas guardadas há 40 anos.
Corpo de Baile, além de ganhar elogios da mídia, deu à Mônica o maior número de indicações por artista do 26º Prêmio da Música Brasileira, realizado no dia 10 de junho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cantora paulistana concorreu em quatro citações: melhor cantora, melhor CD, melhor canção (Sedutora) e melhor arranjador (Lucas Raele em Corpo de Baile) e ganhou como melhor cantora e com a melhor canção.
A parceria de Guinga e Paulo Cesar Pinheiro – uma das mais criativas da MPB contemporânea – é, para Mônica, um tesouro raro e um desafio para qualquer intérprete. “Esse repertório é um presente para qualquer cantor que goste de melodia, de letra, de harmonia. Por isso é um disco importantíssimo pra mim. É como se eu estivesse me preparando estes anos todos para gravá-lo, mesmo sem saber”, conta Mônica.
“Para oferecer 14 canções (muitas inéditas) dessa densidade, achei que precisava colorir o repertório com diferentes arranjadores, para que uma música não pesasse sobre a outra”, explica a cantora. “A gente fez uma gama de cores, convidando Dori Caymmi, Tiago Costa, Nailor Proveta, Teco Cardoso, Luca Raele, Nelson Ayres e Paulo Aragão para assinarem os arranjos. Curiosamente, em um momento em que é de se esperar discos novos com formações pequenas, eu fiz o disco mais recheado da minha carreira”, conclui a cantora paulistana.
O CD Corpo de Baile tem direção musical de Mônica com Teco Cardoso (que assina a produção). Foram arregimentados músicos especialíssimos em instrumentos como violão, viola caipira, piano, cordas, clarinetes, banda de sopros incluindo trombone, trompete, trompa e tuba, baixo acústico e percussão. O grupo Sujeito a Guincho (quinteto de clarinetes) e o Quarteto de cordas Carlos Gomes também participam do disco, que foi gravado ao vivo no estúdio. “A gente tocou o mais junto possível, o que é uma outra característica desse disco. As pessoas se encontravam no estúdio, todo mundo junto, feito antigamente, comemorando fazer música junto”, relembra Mônica.
Para o show de lançamento deste CD Mônica convidou o cineasta e fotógrafo premiado Walter Carvalho para fazer um vídeo cenário e contará com nove músicos: Teco Cardoso nos sopros e direção musical, Nailor Proveta (clarineta e saxofones), Paulo Aragão (violão), Nelson Ayres (piano e acordeon), Neymar Dias (contrabaixo e viola caipira) e Quarteto Carlos Gomes: Cláudio Cruz (violino), Adonhiran Reis (violino), Gabriel Marin (viola) e Alceu Reis (cello). A projeção do vídeo cenário (que acontece em um tule transparente entre a platéia e a cantora com os músicos), interage com a música. Uma criação autoral de Walter Carvalho para esta parceria com Mônica que começou com a direção dele para o DVD do trabalho anterior da cantora.

SERVIÇO:
Show: Mônica Salmaso em Corpo de Baile
Local: Teatro Unip – 913 Sul
Horário: 21h
Ingressos: R$ 40 (inteira)  R$ 20 (meia)
Classificação Indicativa: Livre
Local de venda de ingressos:
Central de Ingressos – Brasília Shopping, G2
Fnac – ParkShopping
Casa do Cawboy – Taguatinga Norte